A Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação realizará o webinário sobre “Educação Integral e em tempo integral na perspectiva da colaboração intermunicipal” hoje, 6 de novembro, às 17 horas. O evento tem apoio do Itaú Social, é gratuito e debaterá sobre os desafios para a implementação desse modelo em escolas públicas.
Vale destacar que a educação integral e o tempo integral não são sinônimos. Enquanto a primeira implica em repensar o currículo escolar considerando elementos que impactam no desenvolvimento do estudante, como a cultura, arte e esporte; o segundo conceito está relacionado à ampliação da jornada escolar para sete horas, conforme média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico).
ℹ️ Conheça a nota técnica do Itaú Social em relação ao programa Escola em Tempo Integral
O evento terá a participação do Coordenador de Ensino Fundamental no Itaú Social, Renato Brizzi, da coordenadora geral de Educação Integral em Tempo Integral no MEC (Ministério da Educação), Raquel Franzim, e da pesquisadora associada a DGPE (Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) do Rio de Janeiro, Pilar Lacerda.
Os participantes abordarão aspectos fundamentais para compreensão da Educação Integral e em tempo integral, além de questões voltadas à equidade racial e social, possibilidades de colaboração intermunicipal e processos de implementação.
ℹ️ Itaú Social disponibiliza especial para contribuir com a implementação da educação integral
Desafios
Seis a cada dez redes municipais (61,9%) que ofertam os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) afirmam ter muita dificuldade em relação à falta de recursos financeiros para a implantação da Educação Integral em suas escolas. O resultado faz parte da pesquisa “Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino”, realizada pelo Itaú Social e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
O estudo ainda mostra que a ausência de infraestrutura física também é citada como uma dificuldade por 60,4% das secretarias que implementam alguma estratégia para a Educação Integral.
Sobre a Rede de Colaboração Intermunicipal
A rede reúne 24 territórios que atuam de forma colaborativa na educação. As regiões somam mais de 450 municípios, distribuídos em dez estados e que são responsáveis por atender a mais de 1,4 milhão de crianças.
Webinário Educação Integral e em Tempo Integral
Quando: 06 de novembro, às 17 horas
Transmissão: canal do YouTube da Rede
Gratuito