Nesta sexta-feira (14) é celebrado o Dia Internacional da Doação de Livros, data criada para incentivar o compartilhamento de obras que, geralmente, ficam guardadas nas estantes das casas. A prática é uma oportunidade de dividir experiências literárias, o que pode contribuir para o desenvolvimento dos hábitos de leitura da população.
O Itaú Social, por meio do Leia com uma criança, distribuiu mais de 63 milhões de títulos infantis ao longo de 15 anos. Os exemplares recebidos pela escola de Suzano (SP), em 2023, foram utilizados em projetos pedagógicos desenvolvidos pelos professores da rede municipal. Por meio de livros com histórias sobre a valorização da cultura afro-brasileira e indígena, a professora Shirley Borges realizou atividades focadas na melhora da autoestima das crianças.
ℹ️ Confira cinco indicações de livros infantis para leitura em sala de aula
“Uma das experiências mais significativas foi ouvir de algumas crianças pretas que a personagem ‘Vanessa’ era da mesma cor que elas. A leitura do livro também proporcionou um bom diálogo sobre o que os estudantes gostariam de ser quando crescessem, assim como a personagem que gostaria de ser astronauta”, lembra a professora.
Parte dos livros foram distribuídos entre os alunos e a outra destinada à biblioteca da instituição, assim como ocorreu na CUFA (Central Única das Favelas) de Campo Grande (MS). A organização ainda mantém em seu acervo parte dos exemplares doados pela edição de 2020 do Leia com uma criança. As obras são usadas pelos educadores da organização, como parte de sua estratégia, para reduzir o abandono e a evasão escolar das crianças.
ℹ️ Estudo mostra benefícios da mediação de leitura para a criança
“Ainda hoje, os exemplares que recebemos da campanha continuam a nos trazer alegria, colaborando com a alfabetização das nossas crianças, nas rodas de leitura que promovemos e nos eventos literários”, conta Letícia Polidorio, coordenadora da organização.
Leia com uma criança
O Leia com uma criança vem disseminando o acesso à literatura para despertar o interesse dos mais jovens na leitura. A iniciativa foi reconhecida em 2019, conquistando o primeiro Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Seu objetivo é incentivar a leitura do adulto ao lado da criança para reforçar o vínculo familiar e estimular a participação ativa dos pais na educação dos filhos desde a primeira infância.
Troca de livros
A Escola Fundação Itaú disponibiliza o curso gratuito “Círculos de Leitura: um espaço de troca e conexão”, que incentiva a criação de grupos de mediação de leitura. Esse movimento pode ocorrer no ambiente escolar, bibliotecas comunitárias, organizações sociais ou qualquer outro espaço que possa receber jovens interessados em dividir suas experiências literárias.