O crítico literário Antonio Candido reflete que, se vivemos em uma sociedade onde a compreensão de nossos direitos e deveres é por meio da escrita, as práticas de leitura e de interpretação de textos deveriam ser mais respeitadas. A análise do autor ganha ainda mais notoriedade ao considerar que 50% dos alunos do último ano do Ensino Fundamental têm dificuldade em compreender informações que estão explícitas no texto. O dado é do Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante), organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
ℹ️ Confira o artigo da superintendente do Itaú Social sobre o resultado do Pisa
O desempenho em leitura tem apresentado pouca evolução no país. Enquanto que em 2006 a pontuação dos estudantes brasileiros era de 393, em 2022, o número alcançado foi de 410. Essa tendência se repete nas outras áreas avaliadas pelo Pisa, como matemática e ciências, com evoluções de 370 para 379 e 390 para 403, respectivamente.
A partir desse contexto e em reconhecimento ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado neste domingo (05/05), o Itaú Social destaca cursos que oferecem estratégias pedagógicas para estimular o hábito literário em estudantes. São quatro formações, sendo três delas voltadas aos ciclos da Educação Básica e outra apresentando dicas para leitura no ambiente virtual.
Leitura para bebês: contribuir para que educadores promovam situações em que bebês e crianças explorem os livros livremente, possibilitando que desenvolvam o interesse pela leitura e a habilidade de escuta. O curso tem carga horária de dez horas e foi produzido em parceria com a Nova Escola.
Infâncias e leituras: promover a reflexão sobre literatura e leitura para e com as crianças, como a criação de vínculo e acesso à cultura e à educação, além de orientar sobre práticas de mediação de leitura e critérios de seleção de publicações para uma biblioteca. O curso tem carga horária de 20 horas e foi produzido em parceria com o Laboratorio Emilia de Formación.
Mediação de leitura para a juventude: apoiar o trabalho de mediadores na implementação de ações de promoção da leitura para adolescentes e jovens, fortalecendo a mediação literária e reconhecendo o protagonismo juvenil. O curso tem carga horária de dez horas e foi produzido em colaboração com o Laboratorio Emilia de Formación.
Mediação de literatura infantil digital: apresentar a literatura infantil digital, com seus desafios e potenciais, preparando adultos para identificar, selecionar e mediar obras digitais para crianças. O curso tem carga horária de quatro horas.
Os conteúdos são certificados e oferecidos gratuitamente pelo Polo, ambiente de formação do Itaú Social. Eles compõem um catálogo com mais de 70 cursos destinados aos professores, profissionais de ensino dedicados à Educação Básica e agentes do terceiro setor.
Abordar a leitura de histórias na escola é uma forma de estimular nas crianças e adolescentes a compreensão da realidade, além de apoiar no desenvolvimento socioemocional, assim como defende Antonio Candido em seu texto “Direitos humanos e Literatura”.
Seleção de livros
A escolha de uma obra literária é tão importante quanto o momento de mediação de leitura, especialmente na primeira infância (fase dos zero aos seis anos). Um bom título potencializa o interesse da criança pela literatura e apoia seu desenvolvimento social e cognitivo ao longo de sua trajetória de vida.
Com base nessa relevância, o Itaú Social disponibiliza a publicação “Matriz de critérios para análise e seleção de livros infantis do Programa Leia com uma criança”. Os mesmos requisitos apresentados pelo documento são utilizados no momento de escolha dos livros distribuídos pelo “Leia com uma criança”.
Sobre o Polo
A plataforma Polo foi criada em 2019 e é uma importante aliada na formação de profissionais e estudantes, conquistando a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”. Os materiais foram desenvolvidos em parceria com especialistas e instituições reconhecidas no campo da educação.