Neste Dia Nacional da Língua Portuguesa, celebrado no dia 5 de novembro, o Itaú Social destaca os desafios da aprendizagem da leitura e escrita por crianças e adolescentes, além da importância da formação continuada entre os profissionais da educação para superação dessas dificuldades.
O último levantamento do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), publicado em 2018, mostrou que 43% dos estudantes brasileiros estão abaixo do nível adequado em leitura. Com a passagem da pandemia, a preocupação das famílias com a aprendizagem da matéria ficou mais evidente. De acordo com a oitava onda da pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias“ (divulgada em fevereiro de 2022), 70% das mães, pais ou responsáveis responderam que os estudantes precisarão de apoio para aprendizagem da disciplina.
Polo oferece percurso formativo de Alfabetização na sala de aula
Compreendendo o desafio que envolve o ensino da língua portuguesa em sala de aula, o programa Melhoria da Educação, disponibiliza a Tecnologia Educacional Formação docente em Língua Portuguesa. A metodologia foi aplicada na cidade de Itapecerica da Serra (SP) entre 2019 e 2020, na ocasião, participaram 650 docentes e gestores de 31 escolas, além da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.
Para implementar a tecnologia educacional, o município interessado deve envolver a comunidade escolar a fim de elaborar uma proposta pedagógica colaborativa de formação. O objetivo desse formato é levar em conta os desafios da rede nos territórios, permitindo que o conteúdo dos cursos estejam conectado com a vivência e a realidade dos estudantes.
Melhoria da Educação
Desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, o programa tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para crianças e adolescentes.
As tecnologias educacionais do programa são divididas nos eixos “Planejamento e Gestão Administrativa”, “Gestão Pedagógica” e “Comunicação, Participação, Ações Colaborativas e Controle Social”. Todas elas estão disponíveis no site do programa Melhoria da Educação, que também oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.