Na sala de aula, a expressão artística é uma poderosa aliada na aprendizagem em todas as disciplinas. Neste Dia Nacional das Artes (12), a Escola Fundação Itaú reuniu diversos cursos que exploram abordagens inovadoras e atrativas para o uso da arte no ensino de ciências, educação física, língua portuguesa, matemática, entre outras áreas.
ℹ️ Confira como a arte e o esporte podem impactar no desenvolvimento integral da criança
Além de ser utilizada como método para envolver os estudantes, a exposição das crianças às atividades artísticas influencia positivamente no seu desenvolvimento. O resultado é da 5ª edição da pesquisa Hábitos Culturais, realizada pelo Observatório da Fundação Itaú em parceria com o Datafolha.
De acordo com 43% dos entrevistados, o autoconhecimento é a principal habilidade obtida pelas crianças ao participarem de atividades culturais. A segunda competência mais mencionada foi o desenvolvimento da criatividade, com 38%, seguido por colaboração e comunicação, com 34% e 33%, respectivamente.
ℹ️ Professores do Rio de Janeiro protagonizam dia que celebra arte e educação
Conheça os cursos da Escola Fundação Itaú que oferecem abordagens que conectam arte com aprendizagem:
Música e matemática: uma harmonia perfeita
Conteúdo: apresenta conexões entre música e matemática por meio de experiências práticas, reflexões teóricas e obras de arte. Ritmos, escalas, lógica e construção de instrumentos revelam como as duas áreas dialogam de forma criativa e educativa.
Carga-horária: quatro horas
Percurso nas artes para professores: a música e seus desdobramentos
Conteúdo: reflete sobre como a música pode influenciar o ambiente escolar, incentivando os docentes a explorarem novas formas de perceber essa linguagem, como associar sons contemporâneos aos do passado, e a usarem o corpo e os objetos do cotidiano para criar música.
Carga-horária: dez horas
Percurso nas artes para professores: literatura na sala de aula
Conteúdo: estimula uma reflexão sobre a literatura por uma perspectiva artística e social. Capacita professores a utilizar a linguagem literária como forma de aproximar os alunos dessa expressão artística, além de incentivar debates sobre o tema.
Carga-horária: dez horas
Percurso nas artes para professores: arte e ciência
Conteúdo: busca reconhecer as conexões entre arte e ciência ao longo da história e nos diferentes movimentos artísticos, com o objetivo de desenvolver a capacidade de relacionar imagens científicas e arte.
Carga-horária: dez horas
Percurso nas artes para professores: Inteligência Artificial
Conteúdo: explica o desenvolvimento das Inteligências Artificiais, discute questões éticas e avalia seus desafios e suas oportunidades na aprendizagem.
Carga-horária: dez horas
Percurso nas artes para professores: a fotografia na sala de aula
Conteúdo: explora diferentes campos da fotografia e propõe formas de aplicá-la em sala de aula, conectando com as disciplinas do currículo escolar.
Carga-horária: dez horas
Percurso nas artes para professores: as artes do corpo como metodologia
Conteúdo: examina os processos de criação na dança e no teatro, ampliando as possibilidades do uso de ferramentas cênicas na sala de aula e estimula a expressão corporal para um fazer artístico criativo.
Carga-horária: doze horas
Percurso nas artes para professores: arte-educação como prática emancipatória
Conteúdo: reflete sobre a descolonização da educação e das artes pelo estudo das artes não ocidentais, promovendo um olhar para a construção de novas narrativas nesse campo.
Carga-horária: dez horas
Escola Fundação Itaú
A Escola Fundação Itaú é resultado de uma integração entre as antigas Escola Itaú Cultural e o Polo, ambiente de formação do Itaú Social. A plataforma reúne mais de 130 cursos sobre educação, arte e cultura destinados a profissionais de diferentes áreas, com a proposta de facilitar o acesso aos conteúdos educacionais oferecidos pela Fundação Itaú. Os cursos são gratuitos, certificados e com opções autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo.