Seis cursos oferecidos pelo Polo, ambiente de formação do Itaú Social, têm o objetivo de tornar a Matemática uma disciplina atrativa para as crianças e adolescentes. Os conteúdos auxiliam na produção de estratégias pedagógicas voltadas à aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental e de crianças de creches e pré-escolas.
A plataforma contabilizou inscrições de 1,5 mil pessoas desde janeiro de 2024, sendo que cerca de 600 já receberam seus certificados. As formações compõem um catálogo com mais de 70 cursos destinados aos docentes, profissionais de ensino dedicados à Educação Básica e agentes do terceiro setor.
Três dos conteúdos são adaptações do “Mentalidades Matemáticas”, elaborado pela professora de Educação da Universidade Stanford (EUA), Jo Boaler, e que incentiva discussões colaborativas, para além de métodos, operações, fórmulas e memorização. A abordagem tem apoiado docentes do Ensino Fundamental de Vespasiano (MG) a tornar a experiência com a disciplina mais interativa, como explica a Neomaria Costa Viana, que participa das formações do município.
ℹ️ Confira a experiência dos docentes de Vespasiano (MG) com a Mentalidades Matemáticas
“A partir do ‘Mentalidades Matemáticas’, estamos levando para as crianças e adolescentes um trabalho diferenciado e prazeroso. Nesse formato, o estudante é o protagonista de sua aprendizagem e nós, professores, estamos presentes para mediar e incentivar a prática da construção de conhecimento de forma colaborativa e divertida”, conta a docente.
A abordagem mostra diferentes caminhos para o aluno percorrer em busca de solução para alguma fração ou problema. A prática incentiva a “mentalidade de crescimento” em detrimento à “mentalidade fixa”. Enquanto a primeira significa tornar o cérebro mais criativo e ativo, a outra apresenta pouco estímulo para a liberdade de pensamento.
Já para as etapas da creches e pré-escolas, mais voltadas a brincadeiras com foco no desenvolvimento infantil, o Polo também oferece opção para trabalhar com números. O curso “Letramento matemático na Educação Infantil” apresenta o tema por meio de perguntas que auxilie na organização do pensamento, exercícios de preservar memórias, jogos, entre outras experiências.
Conheça os cursos oferecidos pelo Polo que apoiam o ensino da Matemática:
Conhecendo as Mentalidades Matemáticas
Carga-horária: duas horas
Objetivo: abordar a Matemática na sala de aula de forma criativa, aguçando a curiosidade e o interesse dos estudantes.
Mentalidades Matemáticas na sala de aula
Carga-horária: 16 horas
Objetivo: aplicar os princípios da abordagem Mentalidades Matemáticas na sala de aula para possibilitar uma aprendizagem aberta, visual e criativa.
Pensando Matematicamente
Carga-horária: dez horas
Objetivo: aprofundar o tema das Mentalidades Matemáticas para uma prática de ensino e aprendizagem da disciplina.
Letramento matemático na educação infantil
Carga-horária: dez horas
Objetivo: contribuir com o planejamento de atividades matemáticas significativas para as crianças, respeitando seu modo de ser, de aprender e considerando os campos de experiência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Tecnologia educacional – Formação em Matemática nos anos iniciais
Carga-horária: 40 horas
Objetivo: instrumentalizar a rede de ensino para a melhoria da qualidade da aprendizagem do estudante por meio de uma política de Formação Continuada em Matemática aos professores e profissionais da educação.
Tecnologia educacional – Curso de férias Mentalidades Matemáticas
Carga-horária: 40 horas
Objetivo: organizar e desenvolver de forma autônoma o “Curso de Férias Mentalidades Matemáticas”, com o intuito de potencializar a aprendizagem Matemática em altos níveis para estudantes brasileiros em diferentes contextos.
Desafio histórico
Nesta segunda-feira é celebrado o Dia da Matemática (06/05), data que ajuda a lembrar dos desafios do ensino de crianças e adolescentes. Em 2021, apenas 5% dos estudantes concluíram o Ensino Médio com nível adequado de aprendizado, resultado igual ao de 2017, como mostra o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
O Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante), organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), também revela essa estagnação na aprendizagem. Enquanto em 2007 o Brasil apresentava 370 pontos em Matemática, em 2022, a pontuação foi de 379, ou seja, apenas nove pontos em 15 anos. O resultado significa que sete em cada dez estudantes do último ano do Ensino Fundamental (ou 73%) não alcançaram o nível básico de proficiência na disciplina.
Sobre o Polo
A plataforma Polo foi criada em 2019 e é uma importante aliada na formação de profissionais e estudantes, conquistando a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”. Os materiais foram desenvolvidos em parceria com especialistas e instituições reconhecidas no campo da educação.