Mais do que garantir o deslocamento de crianças com deficiência, por meio de rampas, pisos táteis ou sinais sonoros, a inclusão no ambiente escolar também depende de atividades pedagógicas destinadas a esse público. No Dia Nacional da Acessibildiade, celebrado em 5 de dezembro, o Itaú Social destaca uma experiência que inseriu alunos com deficiência no convívio escolar, ajustada em formato de curso.
ℹ️ Leia com uma criança oferece gratuitamente livros infantis adaptados para pessoas com deficiência
Entre 2019 e 2020, a rede municipal de Itapevi (SP) realizou formações que contribuíram para o trabalho dos professores e gestores na criação de atividades pedagógicas que atendam às múltiplas formas de aprendizagem. Além disso, outras iniciativas foram implementadas, como o fortalecimento da relação da escola com os estudantes com deficiência e suas famílias, a criação de uma rede de apoio intermunicipal e o acompanhamento da trajetória escolar regular dos alunos, entre outras ações.
As estratégias realizadas no município foram desenvolvidas em parceria com o Itaú Social e o Instituto Rodrigo Mendes, e integram a formação Tecnologia educacional – Gestão inclusiva: pessoa com deficiência”, oferecida pela Escola Fundação Itaú. O conteúdo é gratuito, possui 20 horas de duração e está estruturado no formato de curso, o que permite que outras secretarias de educação reproduzam a experiência em seus territórios.
ℹ️ Iniciativa contribui para melhoria de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil
Acessibilidade no Brasil
O Brasil apresenta uma tendência crescente de inclusão de alunos com deficiência em salas comuns. Segundo o Censo Escolar, em 2014 havia 698 mil matrículas em ambientes compartilhados com outros estudantes, o que correspondia a 78,8% desse grupo. Em 2023, esse número aumentou para 1,6 milhão, representando 91,3%. No mesmo período, a porcentagem de escolas com infraestrutura acessível saltou de 21% para 66%.
Escola Fundação Itaú
A Escola Fundação Itaú, plataforma que congrega mais de 120 cursos sobre educação, arte e cultura, é destinada a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos são gratuitos, oferecem certificação e modalidades autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. As inscrições são feitas no site: fundacaoitau.org.br/escola.