No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização, data criada para chamar atenção ao desafio de garantir o acesso ao letramento para crianças e adolescentes. No Brasil, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2021 mostrou que 43,6% das crianças que terminam o segundo ano do Ensino Fundamental estão alfabetizadas.
ℹ️ Conheça a influência de Magda Soares, maior especialista em alfabetização do Brasil
O índice está distante da meta estabelecida pelo PNE (Plano Nacional de Educação): alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental até dezembro de 2024. No entanto, um novo texto sobre o documento está em debate no Congresso Nacional, e propõe a ampliação desse prazo para 2034.
ℹ️ 70% no número de crianças entre seis e sete anos que não sabem ler e escrever
Diante deste desafio, o Itaú Social destaca cursos gratuitos, direcionados a professores e gestores escolares, que oferecem estratégias práticas para promover a alfabetização a tempo da nova meta. As inscrições nessas formações podem ser um passo importante para qualificar ainda mais a educação nas redes de ensino e ajudar a transformar a realidade do letramento no Brasil.
Confira as opções disponíveis:
Concepção da Alfabetização
Descrição: ampliar os conhecimentos sobre as concepções de alfabetização vigentes a fim de refletir sobre a realização no trabalho em sala de aula que seja adequado às necessidades dos estudantes.
Carga-horária: oito horas
Alfabetização como foco da gestão educacional
Descrição: apoiar no desenvolvimento de política de apoio à recuperação das aprendizagens especialmente focada na alfabetização, considerando o que significa promover o letramento nos tempos atuais.
Carga-horária: oito horas
Situação didática de escrita por meio do professor
Descrição: contribuir com os processos envolvidos na prática de escrita por meio do professor. Refletir sobre o planejamento, a textualização e a revisão como processos indispensáveis das situações didáticas.
Carga-horária: oito horas
Escola Fundação Itaú
As formações pertencem à Escola Fundação Itaú, plataforma que congrega mais de 120 cursos sobre educação, arte e cultura, destinados a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos são gratuitos, com certificação e oferecem modalidades autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. Para acessar, basta se inscrever no site: fundacaoitau.org.br/escola.