Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Conheça abordagens pedagógicas que estimulam habilidades socioemocionais dos estudantes

Cuidado com a saúde mental é um desafio para a gestão escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental


Neste Dia do Estudante (11), o Itaú Social destaca iniciativas que estimulam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes. As práticas estão presentes no referencial “Taxonomia das práticas docentes de qualidade” e oferecem aos educadores opções de abordagens que valorizam a participação do aluno no processo de aprendizagem.

ℹ️ Importância da colaboração entre estudantes no combate ao sofrimento emocional

As ações de ensino conectam as disciplinas curriculares com uma metodologia que busca promover a autonomia, a empatia, a colaboração e a confiança dos estudantes. Conheça algumas dessas abordagens:

  • Propor situações pedagógicas nas quais o erro, a dúvida e a inovação sejam utilizados para a promoção da aprendizagem.
  • Naturalizar, por meio de atividades que perdurem ao longo do tempo, o empenho de esforço prolongado, favorecendo a construção da perseverança.

ℹ️ Curso apoia o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em alunos

  • Proporcionar oportunidades de aprendizagem diversas nas quais os estudantes possam explorar problemas e situações que estão fora de seu contexto, de suas preferências, crenças e valores, favorecendo o desenvolvimento da abertura ao novo.
  • Criar um ambiente seguro, por meio do acolhimento do erro e do estabelecimento de normas de interação, no qual estudantes possam experimentar formas inovadoras de resolver problemas e expressar suas ideias.
  • Utilizar estratégias explícitas para compartilhar com os estudantes a responsabilidade pela elaboração e pelo estabelecimento de normas de convivência.

ℹ️ Redes municipais apontam os principais desafios para os Anos Finais do Ensino Fundamental

As ações de ensino listadas estão presentes na dimensão quatro do referencial da Taxonomia, em que são descritas abordagens que contribuam com a aprendizagem socioemocional do estudante, além da formação de sua identidade.

Desafios
O cuidado em promover ações de ensino que estimulem o desenvolvimento emocional dos estudantes é reconhecido como a maior adversidade para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Segundo a pesquisa “Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino”, realizada pela Undime e Itaú Social, 75% dos dirigentes municipais responderam que a saúde mental é um desafio para a gestão escolar.

Sobre o referencial
O documento foi desenvolvido com apoio de pesquisadores do LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social), e reforça que uma educação de qualidade está relacionada à capacidade dos estudantes de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na vida cotidiana. 

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.