Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Confira cinco indicações de livros infantis para leitura em sala de aula

Catálogo reúne 60 obras literárias que tratam sobre comportamento e aspectos raciais com crianças


O Dia Nacional do Livro, celebrado nesta terça-feira (29), mostra que a literatura não precisa ser uma atividade solitária, como revelam pesquisas. Quando a mediação de leitura é realizada entre crianças e seus familiares tem um potencial de fortalecer o vínculo afetivo e desenvolver a sensibilidade emocional. Além disso, a prática amplia o repertório cultural e estimula o engajamento com a leitura desde a infância.

ℹ️ Estudo mostra benefícios da mediação de leitura para a criança

Apesar dos benefícios que a literatura oferece, nem sempre estimular o interesse da criança é uma tarefa simples. Levar em conta o ambiente em que será realizada a mediação de leitura, os recursos necessários para tornar a prática mais lúdica, o conhecimento do adulto sobre a obra são algumas das orientações disponíveis no “Guia para mediação de literatura infantil digital”, desenvolvido pelo Itaú Social.

Além da mediação de leitura feita pelas famílias, é fundamental que os professores também desenvolvam projetos que despertem o interesse das crianças pelos livros. No Brasil, essa prática ainda precisa ganhar mais destaque, já que apenas 45% das turmas de Educação Infantil realizam atividades de mediação, sendo que 5% dessas ações ocorrem sem planejamento pedagógico adequado, segundo a pesquisa “Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: um Retrato pós-BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

ℹ️ Publicação digital indica livros e brincadeiras para adultos realizarem com crianças

Para estimular a leitura na primeira infância, o  “Catálogo com sugestões de livros de Literatura Infantil” selecionou 60 livros recomendados. Confira alguns destaques:

Título: Aconteceu na escola: um dia de princesa
Autoras: Anna Claudia e Sandra Pina
Ilustração: Luís Saguar e Rose Araujo
Editora: Editora Pallas, em 2012.
Sinopse: Quando criança, Janaína nunca teve a oportunidade de ser escolhida como princesa nas peças de teatro da sua antiga escola, pois não era considerada bonita. Agora, já adulta, ela incentiva seus alunos a organizarem juntos uma peça sobre a história da Bela Adormecida. A única condição que a professora impõe é que o papel da princesa seja interpretado por Eriem, uma menina negra.


Título: A menina que perdeu as cores
Autor:  Marcelo Moutinho
Ilustração: Anabella López
Editora: Editora Pallas, em 2013
Sinopse: A protagonista é uma menina que, de repente, acorda sem conseguir identificar sua cor de pele. Tudo o que vê se resume a preto, branco e diferentes nuances de cinza. No entanto, após uma visita ao médico, ela descobre que, mesmo em um mundo sem cores, é possível se admirar e encontrar beleza em cada detalhe!


Título: Amoras
Autor: Emicida
Ilustração: Aldo Fabrini
Editora: Companhia das Letrinhas, em 2018
Sinopse: A história nos apresenta os pensamentos de uma garotinha negra, descrita como “com olhos de jabuticaba e cabelos de nuvens”, semelhante a uma amora que, quanto mais escura, mais doce é. Através da rica história e cultura de matriz africana, a menina percebe que sua singularidade é o que a torna especial.


Título: A princesa e o vento
Autor: Martha Rodrigues
Ilustração: Alexandre Rosalino
Editora: Mazza Edições, em 2010
Sinopse: O homem, sem nome, era um príncipe solitário que vivia na ilha da Terra do Gelo. Do outro lado do mar, uma mulher, também sem nome, era conhecida como a princesa da Terra do Sol. Todos os dias, ela dançava e conversava com o vento, questionando-se sobre o paradeiro de seu príncipe. O vento levava o som de sua música até a ilha do Gelo, fazendo com que o homem se perguntasse de onde vinha aquela bela e encantadora voz. Intrigado, ele perguntou ao vento, que lhe respondeu para seguir o caminho que indicava, dando início à sua jornada.


Título: Como as histórias se espalharam pelo mundo
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Ilustração: Graça Lima
Editora: DCL, em 2002
Sinopse: O conto é narrado pela perspectiva de um rato aventureiro, que é o protagonista da história. O pequeno roedor sonha em guardar uma caixa repleta de registros dos lugares que visitou e das histórias que ouviu. A cada página, o leitor é apresentado a um novo local, um novo país e uma nova cultura, explorando costumes e tradições africanas. É como se estivéssemos em um tapete voador, viajando ao lado do ratinho em suas emocionantes aventuras.

Acervo Digital
Catálogo com sugestões de livros de Literatura Infantil está disponível gratuitamente na biblioteca digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica, que recebeu dezenas de produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos conteúdos são resultados do Edital Equidade Racial na Educação Básica, realizado pelo Itaú Social em parceria com o Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades).

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.