O Itaú Social, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), divulga a coletânea “Matemática em Ação: práticas lúdicas, ativas e criativas para ensinar e aprender”, que reúne dez projetos pedagógicos de destaque no ensino da disciplina. As iniciativas listadas estão espalhadas em sete estados e buscam refletir a diversidade econômica e cultural do país.
ℹ️ Pisa mostra que sete em cada dez estudantes não alcançaram o nível básico
As ações foram originalmente selecionadas pelo “Edital Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)”. Na ocasião, foram contemplados oito projetos com apoio para implementação ao longo do ano, além do reconhecimento de dez práticas inovadoras, sendo essas as que estão presentes no documento.
Um exemplo de iniciativas listadas é a “Robótica com materiais recicláveis e tecnológicos no campo da matemática prática”, realizada em Bacabal (MA) pelo professor Antonio de Souza. A ação surgiu da necessidade de recompor as aprendizagens perdidas durante o período da Covid-19.
ℹ️ Pesquisa revela que a autoconfiança melhora desempenho em matemática
As oficinas ocorreram no contraturno escolar, com os estudantes coletando materiais recicláveis na comunidade para criarem seus carros de papelão motorizados e robôs movidos a pilha. Para que os brinquedos funcionem, os alunos aplicaram conceitos da geometria para calcular áreas e perímetros, o diâmetro da circunferência e o volume das peças.
“O projeto não apenas resgata o interesse pela matéria, mas também promove uma consciência ambiental ao utilizar materiais sustentáveis. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes participaram mais das aulas de matemática e suas notas melhoraram, não apenas nessa disciplina como em outras”, explica o docente.
ℹ️ Rendimentos de profissões ligadas à Matemática equivalem a 4,6% do PIB, diz pesquisa
No sul do país, em Rio Grande (RS), o projeto “Semana da matemática” ocorre desde 2016 com a proposta de valorizar personalidades e conceitos da disciplina. Realizado anualmente no mês de maio, o evento mobiliza as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e os professores de diferentes áreas por meio de atividades interdisciplinares.
A edição de 2024 teve como tema os doze trabalhos de Hércules, que permitiu uma imersão na cultura grega. “Trabalhamos a beleza grega por meio de mosaicos e jogos de tabuleiro, conectando a matemática com a arte e a história”, comenta a professora Valéria Souza Farias, idealizadora do projeto.
ℹ️ Professores participam de escuta nacional sobre ensino da matemática
A coletânea contribui para inspirar docentes e gestores escolares a adotarem práticas pedagógicas inovadoras, criativas e inovadoras com os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O objetivo é que as abordagens apresentadas no documento possam instigar a vontade de aprender matemática entre os alunos, privilegiando a curiosidade, o pensamento lógico e as descobertas.