Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Campanha “Leia com uma criança” 2022 alcançou 74% dos municípios mais vulneráveis do Brasil

A edição deste ano priorizou os municípios mais vulneráveis de acordo com indicadores relacionados à qualidade da educação, demografia e contexto social


Mais de 1 milhão de crianças foram beneficiadas com a distribuição dos kits literários do “Leia com uma criança” deste ano. A entrega dos livros ocorreu por meio das secretarias municipais de Educação e OSCs (organizações da sociedade civil) de 659 municípios, sendo que dessas cidades, 487 (74%) estão entre os locais de maior vulnerabilidade, de acordo com os indicadores priorizados pelo edital na prospecção de territórios para atuação.

Para a seleção dos municípios, foram priorizados locais que apresentam situações de vulnerabilidade educacional, demográfico e contexto social, conforme os parâmetros de grau de concentração de renda (Índice de Gini), IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), entre outros. 

ℹ️ Leia para uma Criança: 10 anos de histórias

Foi a partir desse critério que a Biblioteca Comunitária Moara, do município de Ananindeua (PA), recebeu kits literários. Além de disponibilizar livros para os moradores do entorno, a organização desenvolve projetos literários que valorizam a cultura do território, como o projeto Curumim, o Quintal Literário e o Quintal Visagento.

“O nosso objetivo é fortalecer e resgatar o costume, a arte, o grafismo indígena, a culinária, os termos linguísticos da língua materna e outras expressões culturais dos nossos povos originários. Entendemos que resgatar a prática de ser curumim é estender o sentimento do amor e do respeito a todos os seres existentes”, explica a fundadora da biblioteca, Lucia Rodrigues.

Segundo a coordenadora, essa é a primeira vez que a biblioteca é beneficiada com os livros do “Leia com uma criança”. Os kits literários fizeram parte do presente de Natal que o projeto entregou às crianças do território. Com o fim das férias, a proposta é que a organização social promova atividades com as obras, como mediações de leitura, recitação poética, releituras,entre outras.

Os kits literários entregues eram compostos por dois livros: “De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar”, da Editora Companhia das Letrinhas, com texto de Otávio Júnior e ilustrações de Bruna Lubambo; e “A pescaria do curumim e outros poemas indígenas”, da Editora Panda Books, com texto de Tiago Hakiy e ilustrações de Taísa Borges.

No total, a campanha distribuiu 2 milhões de livros, sendo a região Nordeste a maior beneficiada por concentrar mais municípios prioritários, recebendo 650 mil exemplares.

O programa
Iniciado em 2010, o “Leia com uma criança (antes chamado de Leia para uma Criança) foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Seu objetivo é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecer o vínculo e a participação ativa na educação desde a primeira infância.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.