A ampliação da oferta de educação integral para jovens é vista por muitos especialistas como um dos principais desafios enfrentados pelos gestores públicos. Para fomentar o debate sobre o assunto e inspirar novas estratégias para implantação de programas de educação integral com foco na juventude, a Fundação Itaú Social realiza nesta segunda-feira (18/3), em São Paulo, o Seminário Jovens Urbanos – Sistematização e Transferência de Tecnologia. A iniciativa faz parte do Programa Jovens Urbanos e o público poderá acompanhar em tempo real o seminário, a partir das 14h, aqui.
A palestra de abertura do evento será proferida pela Dra. em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Maria do Carmo Brant de Carvalho, que falará sobre a valorização e formação da juventude. A segunda mesa do seminário “Programa Jovens Urbanos: sistematização e transferência” contará com a participação da gerente da Fundação Itaú Social e especialista no tema Isabel Santana, do coordenador técnico do programa pelo Cenpec, Wagner Santos e da coordenadora do Jovens Urbanos pela Fundação Itaú Social, Anna Carolina Bruschetta.
Durante o evento, também será lançado um guia com a sistematização do programa Jovens Urbanos. O objetivo é dar a gestores públicos, empresas, institutos e ONGs a oportunidade de replicar a experiência do programa, adaptando-o às características regionais dos seus territórios.
Programação:
14 horas – Abertura
14h20 – Valorização e formação da juventude
Apresentação de Maria do Carmo Brant de Carvalho, Dra. em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
15 horas – Programa Jovens Urbanos: sistematização e transferência
Diálogo com educação integral – Isabel Cristina Santana, especialista em educação integral e gerente da Fundação Itaú Social
Escolhas metodológicas – Wagner Santos, coordenador do programa Jovens Urbanos pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)
O valor da sistematização – Anna Carolina Bruschetta, coordenadora do programa Jovens Urbanos pela Fundação Itaú Social
16 horas – Debate
16h30 – Encerramento