O edital visa a selecionar duas obras de literatura infantil com foco na valorização e no protagonismo de pessoas, histórias e/ou culturas negras e indígenas para serem distribuídas, gratuitamente, pelo programa Leia para uma Criança em 2022.
A Associação Vaga Lume, organização-parceira, é responsável pela coordenação do processo de curadoria e de avaliação das obras que se inscrevem no Edital Leia para uma Criança.
Todas as editoras brasileiras, em todo o território nacional, de todos os portes, desde que tenham CNPJ e não tenham sido contempladas no Edital Leia para uma Criança 2021.
De 4 a 29 de outubro de 2021, até às 18h (horário de Brasília).
1. Inscrição dos livros – outubro de 2021
2. Triagem – novembro e dezembro de 2021
3. Comissão nacional – dezembro de 2021 e janeiro de 2022
4. Parecer técnico – fevereiro de 2022
5. Análise de direitos autorais e homologação – fevereiro de 2022
6. Grupos focais – março e abril de 2022
7. Adequação, negociação e compra – maio de 2022
As dúvidas sobre o Edital Leia para uma Criança serão respondidas exclusivamente pelo e-mail is-livros2022@vagalume.org.br.
Iniciativa do Itaú Social desde 2010, o programa Leia para uma Criança incentiva a leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância.
São estratégias do programa: acervo, mobilização, formação, produção de conhecimento, monitoramento e avaliação. Dessas, destacamos “acervo”, que se concretiza por meio deste edital e da disponibilização de obras de literatura infantil para crianças, por meio de organizações da sociedade civil, escolas públicas, secretarias municipais de educação e outros órgãos públicos de regiões em situação de maior vulnerabilidade social.