O Edital de Fortalecimento da Educação Integral nos Anos Finais é uma iniciativa do Itaú Social, Fundação Lemann e Porticus que visa contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio do apoio a parceiros implementadores, que viabilizem modelos educacionais baseados nos princípios de educação integral, inclusão e equidade, em diferentes territórios e diversas redes de ensino.
As propostas devem ser implementadas tendo como foco o Referencial Pedagógico de Educação Integral para os Anos Finais do Ensino Fundamental, um documento que destaca possibilidades de atuação a partir da lente de educação integral e que coloca o adolescente no centro no processo de aprendizagem e pode inspirar estados e municípios a repensarem as suas escolas de anos finais. O documento foi elaborado pelo Instituto Reúna em parceria com o Instituto Sonho Grande, Instituto Natura, Fundação Lemann, Itaú Social e Motriz.
O Edital de Fortalecimento da Educação Integral nos Anos Finais aceitará apenas inscrições efetuadas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Fundações ou Institutos Empresariais, Negócios de Impacto Social e/ou Centros de Pesquisa e Universidades que possuem trabalhos relacionados à implementação de políticas públicas educacionais em municípios ou estados. Não serão aceitas inscrições realizadas por Secretarias de Educação municipais ou estaduais.
As inscrições no edital serão iniciadas às 9h do dia 10/06/2025 e irão até às 23h59 do dia 04/07/2025, sempre tendo como referência o horário de Brasília.
As organizações selecionadas receberão aportes anuais durante o período de vigência do repasse financeiro (até 4 concessões). O nível de investimento dependerá do porte da organização implementadora, da escala da rede em que opera e da complexidade logística envolvida na implementação (considerando municípios que podem estar distantes de grandes centros). Os valores exatos serão divulgados na finalização do processo seletivo. Respeitando o limite de até R$1 milhão por ano por organização.
Além do repasse financeiro, as organizações selecionadas receberão apoio técnico e formativo com parceiros especialistas que oferecerão suporte estratégico e operacional, adaptado às necessidades específicas. As áreas de apoio podem incluir: Monitoramento e Avaliação; Apoio técnico-pedagógico; Diversidade, Equidade e Inclusão; Sustentabilidade financeira; etc.
Os critérios de seleção são divididos em duas fases:
Fase 1 – Conceito do edital
- Conteúdo e relevância para o objetivo do Edital;
- Competência e diversidade da equipe;
- Abordagem e evidência de eficácia.
Fase 2 – Proposta completa
- Relevância/Expertise;
- Impacto;
- Melhoria de Aprendizagem e Clima Escolar;
- Diversidade/Equidade;
- Qualidade e eficiência da implementação.
As dúvidas sobre este Edital serão respondidas exclusivamente pelo e-mail: editalanosfinais@sitawi.net.
Confira os selecionados aqui.