ONDA 6 realizada em maio/2021 com amostra nacional
PESQUISA REALIZADA POR Itaú Social, Fundação Lemann,
Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e Datafolha
APOIO TÉCNICO Organização Conhecimento Social
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Mais de um ano depois do início da pandemia de Covid-19 no Brasil, a 6º onda da pesquisa Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias, realizada pelo Datafolha e encomendada pelo Itaú Social, Fundação Lemann e BID, mostra dados preocupantes sobre educação a partir da perspectiva das famílias. Para pais e responsáveis os estudantes da educação básica não estão evoluindo na aprendizagem, não estão motivados e admitem que podem abandonar os estudos.
Os números também evidenciam as desigualdades históricas do país, agora aprofundadas pela pandemia, com diferenças entre as classes socioeconômicas e risco acentuado nas áreas rurais.
Confira abaixo os principais resultados da pesquisa.
OBJETIVOS

Identificar se os
estudantes dos ciclos
Fundamental e Médio
estão recebendo,
acessando e realizando
as atividades de
aprendizado remoto
durante a pandemia
no Brasil e se há indícios
de descontinuidade
nos estudos.

Mapear as
dificuldades
enfrentadas
pelos estudantes
em relação a
acesso, rotinas
e motivação.

Identificar percepções
dos responsáveis sobre
qualidade do apoio das
escolas, evolução nos
estudos, possibilidades
de abandono, assim
como os desafios no
apoio da rotina de
aprendizagem em casa.
ESTRUTURA E METODOLOGIA DA PESQUISA

UNIVERSO
Pais ou responsáveis de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais brasileiras, com idades entre 6 e 18 anos, dos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio, entrevistados via telefone.

AMOSTRA
Proporcional às matrículas do Censo de Educação 2020. Representativa por região.

ESTUDANTES COM INDÍCIO DE DESVINCULAÇÃO DE APRENDIZAGEM


POPULAÇÃO ESTIMADA: 6 a 18 anos ou mais – PNAD 2019/Estimativa 2020 (Brasil) 38.681.
ESTUDANTES FORA DA ESCOLA E MOTIVOS
Para os responsáveis, os principais motivos para que crianças ou adolescentes matriculados em 2020 não estarem matriculados em 2021 são:

BASE: crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos que não estão matriculados na escola em 2021 – 59 entrevistas.
ESTUDANTES EM RISCO


ADAPTADOS
Estão motivados, evoluindo e não têm dificuldades

RESILIENTES
Não evoluem, não estão motivados, é difícil manter a rotina, mas não têm medo de desistir da escola

SUPERADORES
O diferencial com os adaptados é a dificuldade em manter a rotina

EM RISCO
O diferencial com os resilientes é ter medo de desistir da escolas

REABERTURA DAS ESCOLAS

BASE: estudantes – 1.997 entrevistas.
O QUE A ESCOLA ESTÁ FAZENDO NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

63%
dos estudantes matriculados em escolas que reabriram estão sendo avaliados no retorno às aulas presenciais

29%
estão recebendo aulas de reforço
BASE: 272 entrevistas com estudantes que foram à escola após a reabertura.
ACESSO AOS CONTEÚDOS

Dados do Censo de Educação 2020 – 27.043.429 estudantes matriculados em escolas públicas entre 6 e 18 anos
BASE: estudantes – 1.997 entrevistas.
ACESSO AOS CONTEÚDOS ESTE ANO


PARTICIPAÇÃO DE ATIVIDADES FORA DA ESCOLA, COMO INGLÊS, ESPORTES, ARTES, INFORMÁTICA OU MÚSICA

DESAFIOS NA ROTINA


BASE: estudantes – 1.940 entrevistas com estudantes com aulas on-line ou presenciais.
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

BASE: estudantes – 498 entrevistas matriculados no 1º, 2º ou 3º Anos do Ensino Fundamental.

Na percepção dos responsáveis os estudantes em “processo de alfabetização” são os que possuem a maior dificuldade em manter uma rotina de estudos em casa:

PROPÓSITO DA ESCOLA

Para os responsáveis, o principal propósito da escola é ajudar os estudantes a obter autoconhecimento e encontrar um propósito na vida

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

APOIO DAS ESCOLAS
PARA AS FAMÍLIAS
76%
dos responsáveis receberam orientações da escola para continuar apoiando os estudantes a fazerem as atividades
72%
das famílias disseram ter professores disponíveis para tirar dúvidas
42%
dos responsáveis tiveram informações sobre aprendizado ou dificuldades dos estudantes
BASE: 1.315 responsáveis.
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

ESTUDANTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Conheça alguns conteúdos e formações disponíveis no Polo, ambiente de formação do Itaú Social, que podem auxiliar nesse momento:
• Retomada às atividades com foco na equidade para dirigentes municipais e equipe
• Ensino híbrido na prática para docentes
• Proteção social
• Leitura para bebês
• Relação família-escola: acolhimento às famílias
• Aprender juntos: famílias
• Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil
• Pesquisa Relação Família-Escola: Estudos de Casos de Redes
• Relação família-escola: acolhimento às famílias
• Educação especial na perspectiva inclusiva para dirigentes municipais e equipe
