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Polo de desenvolvimento educacional

Como colocar a avaliação em prática?


Um debate sobre as diversas concepções de avaliação para programas socioeducacionais. Afinal, por que avaliar uma experiência? Qual é a melhor metodologia? É necessário haver uma equipe dedicada à avaliação de processos e resultados?

O webinário aconteceu no canal do YouTube do Itaú Social no dia 29/07.

No painel de debate, as convidadas passaram por pontos como a evolução dos métodos disponíveis no campo nos últimos 30 anos, a importância dos indicadores, técnicas, amostras e estratégias de comunicação de resultados.

Tudo isso de maneira leve, com o objetivo de provocar reflexões e inspirar práticas em organizações de diversos setores do campo social. O webinário marcou o lançamento da publicação Avaliação de Programas Socioeducacionais: como enfocar e pôr em prática – uma alternativa naturalísticade Thereza Penna Firme, Vathsala Stone e Juan Tijiboy, que está disponível para download no site do Itaú Social.

Convidadas

Angela Dannemann, Superintendente do Itaú Social

Engenheira Química (UFBA), Mestre em Administração (IBMEC-RJ) e Especialista em Avaliação de Programas (CEATS/FIA/USP). Atualmente é Superintendente do Itaú Social. Participa dos conselhos do Consocial FIESP (Conselho Superior de Responsabilidade Social), do CIEB (Centro de Inovação da Educação Brasileira), do CIVI-CO – Polo de Impacto Cívico Social e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância no Brasil). É associada da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional) e da AEA (American Evaluation Association) e foi fundadora da RBMA (Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação).

Thereza Penna Firme, Coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio

Carioca, professora , pesquisadora e psicóloga, com especial formação em avaliação. Formada  em magistério primário (Instituto de Educação do Rio de Janeiro) e psicologia clínica (Pontifícia  Universidade Católica do Rio de Janeiro) obteve mestrado em psicologia educacional (University of Wisconsin, USA), mestrado em educação (Stanford University, USA) e doutorado (Ph.D) em  educação e psicologia da criança e do adolescente (Stanford University, USA). Exerceu o  magistério no ensino fundamental , médio e superior por cinqüenta anos e tem quarenta anos de experiência nacional e Internacional em avaliação, como consultora e palestrante. Aposentada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é atualmente coordenadora do Centro  de Avaliação da Fundação Cesgranrio. Foi eleita por unanimidade ganhadora do título de  Educadora do Ano de 2018 pela Academia Brasileira de Educação.

Vathsala lyengar Stone, Professora aposentada da Universidade de Buffalo, EUA

Indiana, professora e pesquisadora com dupla formação em ciências físicas e educação. Mestra em educação para as ciências (North Carolina State University, EUA) e doutora (Ph.D) em metodologia de pesquisa e avaliação educacional (Florida State University, EUA). Vem  atuando em avaliação e tecnologia educacional por mais de quarenta anos, uma boa parte enquanto professora universitária no Brasil. Foi consultora em avaliação junto a órgãos nacionais (ABT,  CAPES entre outros), e internacionais (BID, UNICEF entre outros). É autora de trabalhos e publicações em avaliação e áreas afins. Recém aposentada pela Universidade de Nova York em Buffalo onde dirigiu pesquisa voltada para pessoas portadoras de deficiências no Centro de Tecnologia Assistiva.