Em 2025, o Itaú Social ampliou sua atuação na formação educacional ao lançar mais de dez cursos na Escola Fundação Itaú. Os cursos são voltados ao enfrentamento dos principais desafios da educação pública, com conteúdos transversais — como equidade racial e de gênero — e foco na gestão escolar. Os recursos da plataforma são acessíveis e gratuitos para educadores, gestores e famílias com o objetivo de promover o ingresso, a permanência e o sucesso escolar.
Os novos conteúdos lançados pelo Itaú Social alcaçaram a marca de mais de 150 cursos, sendo 140 autoformativos, 18 mediados e onze de pós-graduação. Neste ano, a Escola Fundação Itaú recebeu quase 100 mil inscrições nas formações e emitiu mais de 24 mil certificados de conclusão. No total, o site conta com mais de 380 mil cadastrados.
ℹ️ Dia do Plano Nacional de Educação reforça o compromisso com a melhoria do ensino no Brasil
As novidades lançadas pelo Itaú Social carregam o compromisso da instituição de melhorar a aprendizagem e a trajetória escolar, especialmente nas etapas da Pré-escola e dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Confira os cursos:
Educação antirracista
A temática racial esteve presente na plataforma nos primeiros meses de 2025, recebendo os cursos “Equidade étnico-racial na Educação Infantil” e “Equidade étnico-racial nos anos finais do Ensino Fundamental”, com a oferta de estratégias pedagógicas que valorizam a cultura e histórias afro-brasileira e indígena.
Já a “Matemática Antirracista” contribui para que professores utilizem a disciplina no combate às desigualdades, promovendo reflexões sobre como ela pode ser aplicada em políticas públicas e em diferentes contextos sociais. Outra formação é o “Projeto Querino na sala de aula”, que adapta o premiado podcast, livro e reportagens produzidas pelo projeto, buscando inspirar educadores em suas práticas pedagógicas antirracistas em sala de aula.
Por fim, o curso “Tecnologia educacional – Gestão da educação para a equidade racial” recebeu quatro novos módulos, contribuindo para que os cursistas ressignifiquem seus processos pedagógicos e de gestão, com foco na promoção da equidade racial.
Gestão, avaliação e monitoramento
Ainda em janeiro foi lançada mais uma edição do curso “Conceitos Básicos, Fundamentos e Valores em Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos”, dividido em dois conteúdos. A proposta foi apresentar conceitos básicos, fundamentos e valores do campo do monitoramento e avaliação para fortalecer a eficiência, transparência e impacto positivo das ações, contribuindo para uma gestão pública e social mais qualificada e comprometida com resultados.
Ainda sobre esse tema, foram abertas as inscrições para cursos de Acompanhamento Pedagógico, que auxiliam na organização das atividades, planejamento e uso da avaliação como parte do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Os conteúdos foram disponibilizados para três públicos: gestores (equipes das secretarias e lideranças escolares), educadores da pré-escola e professores dos Anos Finais.
Outra formação com essa temática é a “Gestão e execução orçamentária na Educação Integral”. O objetivo é o de incentivar a ampliação da educação integral para crianças, adolescentes e jovens por meio do planejamento financeiro, execução responsável e uso inteligente dos recursos.
Aprendizagem mão na massa
Para acompanhar as novidades na prática educacional e promover uma educação conectada com as principais demandas dos adolescentes, o Itaú Social lançou a formação “STEAM nos anos finais do Ensino Fundamental”. O conteúdo traz uma abordagem interdisciplinar que une Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, como oportunidade para os professores inovarem suas práticas em sala de aula.
ℹ️ Encontro debate a Educação Integral e ensino de qualidade na rede pública
O curso é destinado a docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Seu conteúdo busca estimular o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes a partir da resolução de problemas reais e significativos, utilizando diferentes campos do conhecimento para isso.
Saúde mental e bem-estar
A saúde mental de estudantes e professores também ganha destaque no contexto escolar. Para responder a esse desafio, foi lançada a formação “Ame sua mente: bem-estar docente”, voltada para a promoção do bem-estar dos educadores. O curso se baseia na concepção de saúde definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que evoluiu ao longo do tempo para incluir condições fundamentais, como saúde física, apoio social e condições de vida adequadas.
ℹ️ Estudantes dos Anos Finais do Fundamental valorizam o bem-estar e saúde mental, diz pesquisa
Outro curso lançado neste ano com a mesma temática é o “Estratégias Socioemocionais para as Infâncias – Aprofundamento”, voltado para professores da Educação Infantil e educadores que atuam com crianças. Seu objetivo é incentivar a redução de desigualdades na aprendizagem para todas as crianças e adolescentes.
Por fim, o curso “Educação Integral e Assistência Social: conexões e redes de direitos” propõe repensar os currículos escolares com o objetivo de focar no desenvolvimento pleno de estudantes em todas as suas dimensões: afetiva, cognitiva, cultural, física e social. Seu objetivo é o de criar novas oportunidades para identificar e responder às vulnerabilidades sociais de crianças e adolescentes.
Ao longo de 2025, a Fundação Itaú, por meio de suas frentes: Itaú Social, Itaú Cultural e Itaú Educação e Trabalho, reforçou seu compromisso com a melhoria da educação pública, oferecendo formações gratuitas e acessíveis por meio da Escola Fundação Itaú para qualificar professores, gestores e profissionais das áreas de educação, arte e cultura.
Esses cursos, que integram temas atuais como inteligência artificial, práticas pedagógicas inovadoras e promoção da equidade, beneficiam diretamente os educadores e, por extensão, contribuem para uma aprendizagem mais inclusiva e de qualidade para os estudantes. Para 2026, novas formações chegarão com ênfase em equidade racial e de gênero, sempre alinhadas à gestão escolar eficaz e à redução de desigualdades na trajetória educacional.