A Fundação Itaú e o Todos Pela Educação lançaram um edital para selecionar seis pesquisadores que investigarão os diferentes aspectos da ciência da implementação de políticas públicas na Educação Básica. As inscrições foram encerradas no dia 8 de janeiro de 2026, com 250 inscritos; e os finalistas serão divulgados em fevereiro.
Os selecionados receberão uma bolsa de pesquisa de R$ 3 mil mensais, durante nove meses. Também participarão de uma imersão na Blavatnik School of Government, na Universidade de Oxford, no Reino Unido, em maio de 2026, com custos de viagem, hospedagem e intérprete cobertos pelo programa.
ℹ️ Evento destaca como o monitoramento e avaliação contribuem para melhorar políticas públicas
Os perfis elegíveis para o edital são pesquisadores com mestrado ou doutorado (em andamento ou concluído), com experiência em pesquisas nas áreas de educação e políticas públicas ou ciência da implementação. Além dos critérios acadêmicos e de rigor científico, serão considerados aspectos de diversidade regional, racial e de gênero, visando compor um grupo diverso.
O processo de seleção terá três etapas obrigatórias e eliminatórias:
- inscrição no site e submissão de documentos;
- envio de cartas de recomendação;
- realização de entrevistas.
Todo o processo será conduzido por um Comitê de Seleção composto por até cinco membros indicados pelas organizações responsáveis pelo edital. O Centro de Estudos em Implementação de Políticas Educacionais (CIPE-FGV) e a Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), integrarão o Núcleo Científico, composto por instituições responsáveis pela mentoria acadêmica e metodologia do acompanhamento das pesquisas.
ℹ️ Inscrições abertas para curso básico de avaliação e monitoramento de projetos
Os projetos de pesquisa devem ser apresentados em arquivo PDF, com até quatro páginas de texto (excluída a bibliografia), em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1,5 e margens padrão (2,5 cm). O documento deve conter obrigatoriamente:
- Título provisório e resumo executivo;
- Justificativa e problema de pesquisa;
- Perguntas de pesquisa;
- Referencial teórico e diálogo com a literatura;
- Metodologia e fontes de evidência;
- Cronograma sintético.
As submissões devem incluir um panorama e perspectivas da ciência da implementação na educação, além de aprofundamento em subtemas como: pesquisas teóricas ou empíricas mais recentes sobre a temática; arranjos institucionais e variação territorial; reformas educacionais; implementação nas escolas e mediação das instâncias “do meio” (como subsecretarias de ensino); participação de atores não-estatais; equidade racial nos processos de implementação; e uso de tecnologias digitais e inteligência artificial.
Edital “Ciência da Implementação na Educação Brasileira”
Inscrição: Encerrado em 8 de janeiro de 2026
Data de devolutiva das inscrições: dia 26/01
Regulamento: disponível no link
Público: pesquisadores com mestrado ou doutorado (em andamento ou concluído)
Bolsa: R$ 3 mil por nove meses (de fevereiro até outubro)
Visita: imersão na Blavatnik School of Government, Universidade de Oxford
Dúvidas: somente pelo e-mail pesquisas_editais@todospelaeducacao.org.br