O seminário nacional “Gente que Soma – Aprendizagem da Matemática para Todos” foi realizado no fim de novembro e reuniu painéis de debate sobre os principais desafios do ensino da matemática no país. A iniciativa é organizada pelo Instituto Reúna, com apoio do Itaú Social, B3 Social, Instituto Natura e Fundação Lemann.
ℹ️ Coletânea reúne dez projetos lúdicos e criativos para o ensino da matemática
O evento dá continuidade à imersão realizada em setembro deste ano na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que reuniu 50 brasileiros — entre educadores, gestores públicos e representantes de institutos e fundações — para discutir caminhos para aprimorar a aprendizagem da disciplina.
Ao todo, foram realizados quatro painéis de debate. O primeiro abordou a relevância do decreto “Compromisso Nacional Toda Matemática”, organizado pelo MEC (Ministério da Educação) como estratégia para melhorar a aprendizagem da disciplina. O segundo apresentou alguns resultados da “Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática”.
Já os painéis três e quatro discutiram como a aprendizagem matemática influencia o desenvolvimento do cérebro e de que forma as pesquisas podem orientar a formulação de políticas públicas educacionais mais eficazes.
ℹ️ Rendimentos de profissões ligadas à matemática equivalem a 4,6% do PIB
Boas práticas
O Itaú Social e a Secretaria de Educação Básica do MEC realizaram dois editais para reconhecer e fomentar projetos de matemática na educação básica. O primeiro, voltado aos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), selecionou 18 iniciativas, sendo dez na categoria de “Reconhecimento” e oito na de “Fomento”. O segundo foi destinado à Educação Infantil e selecionou 21 propostas, sendo doze em “Reconhecimento” e nove em “Fomento”.