Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Seminário “Caminhos da Pré-Escola” destaca formatos de aprendizagem infantil

Segunda edição do evento do programa no estado de São Paulo reuniu especialistas, gestores e parceiros em debate sobre o desenvolvimento da educação infantil


A qualidade da educação infantil a partir de práticas pedagógicas eficazes e dos métodos para que essas iniciativas se tornem realidade foi o tema do seminário “Caminhos da Pré-Escola: o brincar como linguagem da infância”, realizado em 14 de novembro, em  Guarulhos (SP). Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, em parceria com Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, J-PAL LAC, Fundação Bracell e Itaú Social, o evento reuniu diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal dessa etapa.

ℹ️  Itaú Social participa de evento para discutir a importância da Educação Infantil

O seminário faz parte do projeto “Caminhos da Pré-Escola”, que tem como objetivo o fortalecimento da educação infantil pública. “A primeira infância é a base de todo o processo educacional, e garantir experiências de qualidade nessa fase é investir no futuro coletivo. O projeto busca apoiar as redes públicas na promoção de uma educação mais equitativa e de excelência em um momento essencial para o desenvolvimento integral das crianças”, afirma Paula Pedro, diretora executiva do J-PAL LAC.

O projeto apresenta dados importantes sobre a urgência na melhoria do ensino para crianças. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2024, mesmo com 93% das crianças de quatro e cinco anos matriculadas na pré-escola, ainda existiam cerca de 381 mil fora dessa etapa obrigatória. Além do acesso, a infraestrutura também se apresentou como um grande desafio: 78% das escolas disseram não ter materiais de arte e 34% não possuíam brinquedos. 

O seminário apresentou uma mesa de abertura reunindo autoridades municipais e estaduais, além de representantes das instituições parceiras. Entre os nomes, estão Lucas Sanches, prefeito de Guarulhos; Silvio Rodrigues da Silva, secretário municipal de Educação; Minéa Paschoaleto Fratelli, Subsecretária de Educação – Guarulhos; e Daniela Harumi Hikawa, diretora de Departamento da Secretaria de Educação do município.

“As unidades de educação infantil podem se fortalecer por meio de formações contextualizadas e materiais adequados, promovendo um ambiente que estimule o desenvolvimento das crianças, especialmente nos aspectos socioemocionais e cognitivos. Nosso papel é apoiar essa construção, ampliando o alcance e a eficácia das iniciativas que, comprovadamente, impactam positivamente tantos futuros”, acrescenta Fernanda Seidel, gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social.

ℹ️ Garantir acesso à educação para preservar os direitos humanos de crianças e adolescentes

O painel “Qualidade e Equidade: o papel do brincar e das interações na Educação Infantil” teve como palestrante Maria Carmem Barbosa, referência nacional em educação infantil, e Beatriz Cardoso, doutora em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) e fundadora e diretora do Laboratório de Educação. Escolas da rede municipal compartilharam experiências práticas que valorizam o brincar como linguagem central da infância, além de estratégias que estimulam a oralidade, a leitura e a escrita desde os primeiros anos escolares.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.