Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Coalizão pela Pré-Escola lança ações em Mato Grosso do Sul

Iniciativa conta com a participação do Itaú Social e prevê um conjunto de práticas com o objetivo de qualificar a Educação Infantil da rede pública


O dia 13 de novembro, quinta-feira, marcou o início da atuação da Coalizão pela Pré-Escola em Mato Grosso do Sul. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as políticas de Educação Infantil, por meio da articulação entre o estado e os municípios. Entre as atividades previstas estão o monitoramento das práticas realizadas com as turmas de quatro a cinco anos, as formações com os profissionais da educação, o incentivo à participação das famílias, entre outras.

ℹ️ Participação da sociedade marca a construção dos novos parâmetros da Educação Infantil

A Coalizão é formada pela Fundação Bracell, Fundação Itaú | Itaú Social, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Van Leer, Instituto Natura e VélezReyes+. Ela foi criada para contribuir com o planejamento e a execução de políticas educacionais integradas para crianças de quatro e cinco anos, com foco na melhoria da qualidade da educação ofertada. 

O evento de lançamento teve a presença da Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social, Eduardo de Campos Queiroz, presidente da Fundação Bracell, e Mariana Luz, diretora Executiva da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

A primeira etapa do projeto consiste na realização do Diagnóstico da Qualidade da Pré-Escola. A ferramenta busca identificar boas práticas, desigualdades e oportunidades de melhoria. Com base nos resultados, a Coalizão apoiará a Secretaria Estadual de Educação na elaboração e implementação de planos de ação e estratégias formativas voltadas a professores, coordenadores e gestores das redes municipais.

ℹ️ Como o ambiente escolar influencia a aprendizagem das crianças durante a primeira infância

Um dos pontos centrais da iniciativa é o fortalecimento  do regime de colaboração entre o estado e os municípios, promovendo ações conjuntas de planejamento, formação continuada e acompanhamento sistemático das redes de ensino. 

O lançamento estabelece um compromisso estadual pela infância em Mato Grosso do Sul em busca da qualidade e equidade em cada território, para que nenhuma criança fique fora da escola e todas encontrem nela um espaço de afeto, aprendizagem e perspectivas de futuro.

ℹ️ Confira a nota técnica do Itaú Social sobre “Educação Infantil de Qualidade”

Sobre o diagnóstico
O diagnóstico é conduzido com base na EAPI (Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem dedicados à Primeira Infância), com a colaboração de especialistas, pesquisadores e técnicos de redes de ensino. O instrumento de investigação é o mesmo utilizado pela pesquisa “Avaliação da Qualidade na Educação Infantil”, realizada em 2021 pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Itaú Social. Na ocasião, o estudo foi considerado o primeiro levantamento sobre a qualidade da creche e pré-escola após a implantação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

ℹ️ Escola Fundação Itaú oferece curso que apoia avaliação da Educação Infantil

A EAPI é reconhecida por gerar dados consistentes sobre as condições das turmas e unidades de creche e pré-escola, em alinhamento com a BNCC e os Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade na Educação Infantil, conjunto de referências do MEC (Ministério da Educação) que orienta a organização e o funcionamento das instituições que atendem crianças de zero a cinco anos.

ℹ️ Itaú Social participa de evento para discutir a importância da Educação Infantil

Próximos passos
Entre as etapas previstas estão:

  • Aplicação da EAPI em amostra de escolas, abrangendo 282 turmas de oito municípios do estado;
  • Formação e acompanhamento das equipes regionais de educação;
  • Fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios;
  • Criação de mecanismos de monitoramento e comunicação voltados à Educação Infantil.

Até o fim de 2026, serão concluídos o diagnóstico e o planejamento das ações conjuntas entre o governo estadual e os municípios. O estado do Piauí também participará da fase inicial, com possibilidade de expansão da metodologia para outras redes do país. Todos os territórios terão acesso a dados detalhados sobre suas escolas, apoio técnico especializado e oportunidades de formação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.