Está no ar o “Espaço do Educador”, novo ambiente digital da “Enciclopédia Itaú Cultural”. A iniciativa reúne conteúdos que integram arte e educação que podem ser replicados em sala de aula e demais contextos de ensino. A novidade é resultado de uma construção coletiva, com consulta a professores de todas as regiões do Brasil.
ℹ️ Plataforma Anansi completa um ano de valorização de conteúdos de equidade racial
Entre os recursos do novo ambiente está o “Ateliê Escola”, desenvolvido em parceria com o Itaú Social. O projeto é uma trilha de vídeos curtos com depoimentos de professores que realizaram atividades pedagógicas com processos artísticos em sala de aula nos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano).
O tema da primeira temporada é “Poéticas do Território” e propõe atividades que investigam as noções de espacialidade e comunidade por meio de elementos da música, dança, teatro e artes visuais. Além da sequência de vídeos, os educadores têm acesso a um e-book que amplia a discussão, com sugestões de artistas e pesquisadores, conceitos, textos e mídias sobre o tema.
ℹ️ Conheça dez atividades lúdicas para crianças brincarem e aprenderem
Outro recurso disponível no ambiente é o “Caderno do Professor”, material desenvolvido bimestralmente pela Enciclopédia Itaú Cultural e que reúne sequências didáticas transdisciplinares sobre diversas áreas do conhecimento. A 48ª edição da iniciativa tem como tema “Jogos de cinema: lugares, memórias e narrativas”, que propõe atividades lúdicas e colaborativas que apresentam o cinema como espaço coletivo de diálogo e convívio com a diferença.
O Espaço do Educador também correlaciona seus conteúdos com outras iniciativas da Fundação Itaú na educação, como a Escola Fundação Itaú, o CineAula IC Play e a série de vídeos “Será que conecta?”, que estarão em destaque na página inicial.
Documentários
Por ocasião do lançamento do “Espaço do Educador”, a IC Play traz ao seu catálogo os documentários “Brasilianas: cantos de trabalho – música folclórica brasileira” (Rio de Janeiro, 1955), de Humberto Mauro, e “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” (Pernambuco, 2019), de Marcelo Gomes, que são citados no Caderno do Professor. O acesso também é gratuito.
Serviço
Espaço do Educador
Inscrição: gratuita
Acesso: pelo site Enciclopédia Itaú Cultural