Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Estudantes reconhecem que domínio da Língua Portuguesa é essencial ao seu desenvolvimento

Relatório que ouviu mais de 2,3 milhões de adolescentes revela que alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental demonstram preocupação em dominar as disciplinas tradicionais


No dia 5 de novembro, quarta-feira, é celebrado o Dia Nacional da Língua Portuguesa, data criada para valorizar o principal meio pelo qual os brasileiros se comunicam e se relacionam. Essa relevância também é reconhecida por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), que afirmam considerar o domínio da linguagem essencial para o próprio desenvolvimento.

ℹ️ Relatório dá a voz para 2,3 milhões de estudantes e aponta desafios aos Anos Finais do Fundamental

O Relatório Nacional da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas mostrou que a Língua Portuguesa — assim como as disciplinas tradicionais de Matemática e Ciências Humanas e da Natureza — é considerada essencial para 48% dos estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Entre os alunos do 8º e 9º anos, o percentual é um pouco menor: 38%. 

Os adolescentes também valorizam  a metodologia adotada pelos professores. Segundo o relatório, as atividades práticas — com foco em projetos “mão na massa” — lideram as preferências em relação à abordagem docente, sendo mencionadas por 37% dos estudantes mais novos e por 34% dos mais velhos.

ℹ️ Roteiros apoiam planos para tornar escolas mais acolhedoras às adolescências

Com o objetivo de conciliar a aprendizagem da Língua Portuguesa com atividades práticas, o Itaú Social, por meio da Escola Fundação Itaú, oferece o curso “Tecnologia educacional – Formação docente em Língua Portuguesa”. A formação é gratuita, tem 20 horas de duração, é certificada e autoformativa, o que permite ao participante estudar conforme sua disponibilidade de tempo.

O curso busca aperfeiçoar e ampliar os conhecimentos dos professores a partir de uma proposta pedagógica colaborativa, que considera os desafios das redes de ensino e as necessidades dos estudantes.

Sobre o relatório
O relatório da Escuta das Adolescências foi desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação), com apoio do Itaú Social, e contou com a participação de mais de 500 mil estudantes dessa etapa. O objetivo foi revelar as percepções dos alunos sobre a estrutura atual de ensino e as práticas que podem fortalecer a conexão da escola com a vida cotidiana, valorizar as relações humanas e inspirar o futuro da educação.

Escola Fundação Itaú
Em outubro, a Escola Fundação Itaú, plataforma de cursos livres e gratuitos de arte, cultura e educação, completou um ano de existência. Neste período, foram disponibilizados 140 cursos autoformativos, 18 cursos mediados e 11 de pós-graduação e criadas mais de 10 mil aulas. A plataforma recebeu quase 100 mil inscrições nos cursos e emitiu mais de 24 mil certificados de conclusão. No total, mais de 378 mil alunos estão cadastrados na escola.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.