O Itaú Social e o MEC (Ministério da Educação) lançam o curso autoformativo “Estratégias Socioemocionais para as Infâncias – Aprofundamento”, voltado para professores da Educação Infantil e educadores que atuam com crianças. A formação está disponível gratuitamente no site Escola Fundação Itaú e tem duração de 20 horas.
O conteúdo foi desenvolvido em colaboração com o EASEL Lab (Ecological Approaches to Social Emotional Learning) da Universidade de Harvard, o Espaço Ara e educadoras do Amazonas. O curso apresenta a abordagem dos Kernels, também conhecidos no Brasil como “Caroços”, que representam atividades práticas e divertidas que estimulam competências socioemocionais e o desenvolvimento integral das crianças.
ℹ️ Estudantes dos Anos Finais do Fundamental valorizam o bem-estar e a saúde mental
Estruturado em seis módulos, a formação oferece conteúdos acessíveis, estudos de caso, exemplos reais e ferramentas para implementação e avaliação dessas atividades, fortalecendo tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar das crianças e dos educadores.
O novo curso foi apresentado durante um webinar que contou com a participação de Stephanie Jones, professora da Escola de Pós-Graduação em Educação de Harvard e idealizadora da abordagem. A iniciativa é um aprofundamento da formação “Introdução às Estratégias Socioemocionais para as Infâncias”, lançada em novembro de 2024, durante o Seminário Internacional “Desenvolvimento Integral da Criança e Bem-estar do Professor”.
ℹ️ Conheça abordagens pedagógicas que estimulam habilidades socioemocionais dos estudantes
Resultado da abordagem
A prática no Brasil tem mostrado um impacto significativo no desenvolvimento das crianças, na medida em que explora os efeitos de intervenções socioemocionais no desenvolvimento e desempenho. A abordagem é aplicada em contextos práticos, como escolas e comunidades, utilizando métodos quantitativos e qualitativos específicos para compreender como as interações entre indivíduos, seus grupos sociais e os ambientes em que vivem influenciam o desenvolvimento infantil.
No país, os Kernels já inspiraram iniciativas exitosas, como os projetos “Caroços” em Iranduba (AM), “Sementes” em Paraty (RJ) e “Base” no Rio de Janeiro (RJ), que mostram o potencial da metodologia para fortalecer a educação infantil, promovendo ambientes mais acolhedores e propícios ao crescimento socioemocional das crianças brasileiras.
Escola Fundação Itaú
Em outubro, a Escola Fundação Itaú, plataforma de cursos livres e gratuitos de arte, cultura e educação, completou um ano de existência. Neste período, foram disponibilizados 140 cursos autoformativos, 18 cursos mediados e 11 de pós-graduação e criadas mais de 10 mil aulas. A plataforma recebeu quase 100 mil inscrições nos cursos e emitiu mais de 24 mil certificados de conclusão. No total, mais de 378 mil alunos estão cadastrados na escola.
Serviço
Curso: Estratégias Socioemocionais para as Infâncias – Aprofundamento
Público-alvo: Professores da Educação Infantil, gestores e coordenadores pedagógicos
Acesso ao curso: Plataformas Escola Fundação Itaú e AVAMEC
Inscrição: Gratuita
Certificação: Sim
Duração do conteúdo: 20 horas