Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Edital Janela Avaliação seleciona cinco políticas públicas para apoio técnico

Programas contemplados receberão assessoria formativa gratuita, com oficinas online, atividades práticas e o acompanhamento de especialistas


A terceira edição do edital Janela Avaliação selecionou cinco políticas públicas municipais para receber avaliação gratuita e apoio técnico, com o objetivo de qualificar sua implementação. Os programas contemplados receberão uma assessoria formativa, com oficinas online, atividades práticas e o acompanhamento de especialistas. 

ℹ️ Cerca de 200 profissionais são selecionados para estudar estratégias de avaliação e monitoramento

Quatro das cinco propostas com as maiores pontuações na soma das etapas do edital são da área de educação, abordando temas como educação integral, recomposição de aprendizagens e fortalecimento do regime de colaboração — iniciativas que integram arte, cultura e educação de forma inovadora. A outra proposta selecionada prevê auxílio social para mulheres vítimas de violência.

Essas ações demonstram o empenho de diversos municípios brasileiros em garantir desenvolvimento sustentável, promovendo uma educação equilibrada e de qualidade e políticas sociais de impacto.

As propostas foram avaliadas com base em critérios de aderência à metodologia da assessoria para avaliação, coesão e coerência da candidatura, capacidade institucional da equipe, potencial de geração de valor para a sociedade (com ênfase na redução de desigualdades) e motivação institucional para o uso da avaliação. 

ℹ️ Evento destaca como o monitoramento e avaliação contribuem para melhorar políticas públicas

O edital é uma parceria entre Itaú Social,  Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e Flacso Brasil. O objetivo é apoiar servidores e gestores municipais a entenderem melhor os resultados das ações que estão colocando em prática, como programas ou projetos na área social, da educação ou da cultura, por exemplo.

O processo formativo terá duração total de 72 horas, distribuídas ao longo de doze semanas, com início previsto para o dia 15 de setembro. Confira as políticas públicas selecionadas: 

Projeto: Rios da Aprendizagem
Território: Belém (PA)
Órgão: Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia


Projeto: Programa Auxílio Social para Mulheres Vítimas de Violência
Território: Niterói (RJ)
Órgão: Secretaria Municipal da Mulher


Projeto: Serra Educa Mais – Programa Municipal de Recomposição das Aprendizagens
Território: Serra (ES)
Órgão: Secretaria Municipal de Educação da Serra-ES


Projeto: Programa Integração UECE
Território: Fortaleza (CE)
Órgão: Secretaria Municipal de Educação


Projeto: Educomunicação e Cinema nas Escolas da Rede Municipal do Recife
Território: Recife (PE)
Órgão: Secretaria de Educação

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.