Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

Janela Avaliação 3ª edição – Municípios


  • Chamada pública para órgãos e entidades municipais que poderão ter uma política, programa ou projeto avaliado, de forma gratuita, por meio do método colaborativo e formativo da Assessoria para Avaliação da Enap, em parceria com o Itaú Social.
  • Requisitos obrigatórios: a política, programa ou projeto deve ser conduzida por órgão ou entidade da esfera municipal e a proposta apresentada por gestor/a público/a formalmente responsável pela política, programa ou projeto em análise.
  • As candidaturas serão consideradas com base nos seguintes critérios: aderência da candidatura apresentada à metodologia da Assessoria para Avaliação da Enap; coesão e coerência da candidatura; capacidade institucional da equipe para a realização da avaliação; potencial de geração de valor para a sociedade da política/programa/projeto; e usos da avaliação em articulação com outras equipes do órgão ou entidade do governo municipal. 

    Realização: Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Fundação Itaú e a Flacso Brasil.
  • Serão ofertadas até cinco assessorias para órgãos ou entidades municipais, dentre análises ex ante ou avaliações ex post.
  • Pelo menos uma das cinco assessorias selecionadas deverá avaliar uma política, programa ou projeto da área educacional.
  • O processo formativo terá duração de 12 semanas, a partir de setembro de 2025, com uma oficina semanal síncrona de três horas de duração, realizada remotamente, além de tarefas assíncronas com duração aproximada também de três horas semanais.
  • Requisitos obrigatórios: a política, programa ou projeto deve ser conduzido por órgão ou entidade da esfera municipal e a proposta apresentada por gestor/a público/a formalmente responsável pela política pública ou programa em análise.
  • As equipes responsáveis pela política/programa/projeto deverão ter a composição mínima de 5 pessoas e disponibilidade para participação em todo o processo avaliativo.
  • A inscrição será completada pelo preenchimento de formulário com informações específicas vinculadas aos critérios do Edital.
  • O processo formativo terá duração de 12 semanas, a partir de setembro de 2025, com uma oficina semanal síncrona de três horas de duração, realizada remotamente, além de tarefas assíncronas com duração aproximada também de três horas semanais.

A Assessoria para Avaliação é um serviço de treinamento e desenvolvimento de pessoas em avaliação de políticas públicas, do tipo learn by doing, ofertado para equipes de servidores públicos que precisam realizar uma avaliação e necessitam de orientação técnica.