Já está disponível o resultado final das inscrições para o Programa de Formação em Tutoria Docente para o Desenvolvimento do Raciocínio Computacional na Escola (ProRC). Desenvolvida pelo Semio-Participatory Interaction Design Research Laboratory (SPIDeLab+) da Universidade de São Paulo (USP) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, em parceria com o Itaú Social e com apoio da Fundação de Apoio às Ciências: Humanas, Exatas e Naturais, a iniciativa tem como objetivo preparar estudantes e profissionais formados em Pedagogia ou outras licenciaturas para atuarem como tutores no processo de integração do raciocínio computacional ao currículo escolar na Educação Infantil do estado de Alagoas.
O edital, com inscrições abertas entre 28 de abril e 14 de maio de 2025, visou a participação de professores atuantes ou estudantes de licenciatura, com prioridade para pessoas negras (pretas e pardas) autodeclaradas, indígenas, trans, com deficiência, com idade superior a 60 anos, quilombolas ou residentes em Alagoas. Professores e estudantes da rede pública também receberam pontuação diferenciada no processo seletivo.
ℹ️ Acesse o cronograma do edital
O ProRC foi estruturado em duas fases:
• Formação: curso online para desenvolver os conhecimentos necessários à tutoria no projeto Raciocínio Computacional na Pré-Escola.
• Atuação: participantes que concluírem a formação com êxito e forem selecionados atuarão como tutores de professores da Educação Infantil, com carga horária de 15 horas semanais por cinco meses, recebendo até R$1.500,00 mensais. A participação na formação não garante a seleção para a etapa de atuação.
Confira o resultado das inscrições:
• Inscrições homologadas
• Resultado da segunda chamada
• Resultado da terceira chamada
• Resultado final das inscrições