Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Evento marca lançamento do curso que adapta Projeto Querino para sala de aula

Formação está disponível gratuitamente na Escola Fundação Itaú para educadores e demais interessados em redescobrir a história brasileira sob a perspectiva afrocentrada


Não à toa, o dia 22 de abril foi escolhido para o lançamento do curso. No Dia do Descobrimento do Brasil, a Fundação Itaú e o Projeto Querino se juntam para levar à sala de aula uma história muito além da narrativa oficial que marca a efeméride.   

A nova formação, disponível na Escola Fundação Itaú, é gratuita, certificada e reconta a história brasileira a partir de um olhar afrocentrado, ou seja, que valoriza a participação da população afro-brasileira na formação cultural do país.

ℹ️ Escola Fundação Itaú lança curso sobre matemática antirracista

O encontro será realizado na sede da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), em Brasília (DF). Na ocasião, o idealizador do projeto Querino, Tiago Rogero, e Clea Ferreira, pedagoga especialista em Educação para as Relações Étnico-raciais, participarão de uma conversa sobre o curso e os desafios da abordagem antirracista nas escolas. Também estarão presentes representantes da Fundação Itaú e Undime.

A formação adapta o podcast, livro e reportagens produzidos pelo projeto nos últimos anos. O objetivo é que o conteúdo inspire professores de todo o Brasil, contribuindo para ampliar os currículos escolares e as práticas pedagógicas antirracistas em sala de aula.

ℹ️ Famílias destacam a necessidade de atividades sobre diversidade racial na escola

O curso possui 30 horas de duração, divididas em seis módulos, é autoformativo e conta com 13 planos de aula baseados nos quatro primeiros episódios do podcast.

Escola Fundação Itaú
A Escola da Fundação Itaú é uma plataforma que reúne mais de 130 cursos sobre educação, arte e cultura destinados a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos são gratuitos, certificados e com opções autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. Para acessar, basta se inscrever no site: fundacaoitau.org.br/escola.

Projeto Querino na sala de aula
Duração: 30 horas
Público: profissionais da educação que lecionam na educação básica de diferentes áreas do conhecimento
Inscrição: site da Escola Fundação Itaú
Acesso: gratuito
Certificado: sim

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.