Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Professores participam de escuta nacional sobre ensino da matemática

MEC realizará ação entre os dias 17 e 28 de março para identificar quais são os principais desafios e demandas dos docentes


Professores de matemática têm até o dia 28 de março para apontar as principais demandas para o ensino da disciplina. O lançamento da iniciativa ocorreu em um webinário promovido pelo MEC (Ministério da Educação) e contou com a presença da gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Fernanda Seidel. 

ℹ️ Rendimentos de profissões ligadas à matemática equivalem a 4,6% do PIB

O objetivo da escuta é compreender os desafios em sala de aula e levantar boas práticas de ensino da matemática. Os insumos orientarão para a definição de ações e estratégias do “Compromisso Nacional Toda Matemática”, programa que buscará reverter os baixos níveis de aprendizagem da disciplina.

O ensino da matemática é uma preocupação histórica para as redes de ensino do país. Dados do último Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Aluno) revelam que 73% dos estudantes não alcançaram o nível básico de proficiência na disciplina. Segundo o indicador, sete em cada dez alunos não têm o mínimo necessário para resolver problemas simples, como comparar a distância total de duas rotas alternativas ou converter preços em uma moeda diferente.

ℹ️ Escola Fundação Itaú lança curso sobre matemática antirracista

Familiares de estudantes reconhecem o desafio do ensino da disciplina, razão pela qual nove em cada dez responsáveis (91%) concordam totalmente que a melhoria do ensino da matemática precisa ser priorizada pelos novos gestores municipais. O dado é da pesquisa “Opinião das famílias: percepções e contribuições para a educação municipal”, da Fundação Itaú e Todos Pela Educação.

Projetos inovadores
O Itaú Social e a Secretaria de Educação Básica do MEC selecionaram 18 projetos de matemática realizados por professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) de escolas públicas. A avaliação considerou como critérios: inovação, redução das desigualdades e efetividade na qualificação do ensino e na promoção da aprendizagem. 

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.