Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Professores do Rio de Janeiro participam de formação sobre matemática

A capacitação, realizada em fevereiro, apresentou a abordagem “Mentalidades Matemáticas” aos docentes da rede municipal fluminense


No início do ano letivo, professores do Rio de Janeiro participaram de uma imersão para conhecer a abordagem “Mentalidades Matemáticas”. A iniciativa ocorreu entre os dias 10 e 12 fevereiro, na  Escola de Formação Paulo Freire, por meio de uma  parceria entre o Itaú Social, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Instituto Sidarta. 

A formação contou com a participação de  60 professores, que atuam desde a Educação Infantil até os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Esses educadores  serão responsáveis por difundir a abordagem ao restante do corpo docente ao longo de 2025. Além disso, os primeiros impactos da iniciativa no desempenho dos alunos serão avaliados.

ℹ️ Professores da rede municipal do Rio protagonizam dia que celebra arte e educação

O “Mentalidades Matemáticas” é uma abordagem pedagógica desenvolvida por Jo Boaler, professora de Educação Matemática da Universidade Stanford (EUA). Essa metodologia incentiva discussões colaborativas e valoriza as diferentes maneiras de pensar a disciplina. Além da capital fluminense, as redes de ensino do município de Vespasiano (MG) e do estado de Mato Grosso do Sul também incorporaram essa prática em seus currículos escolares.

A decisão de oferecer estratégias inovadoras para a matemática é uma alternativa para superar os desafios de ensino dessa área. No município do Rio de Janeiro, apenas 16% dos estudantes terminam o Ensino Fundamental com a aprendizagem adequada da disciplina, conforme dados do Saeb  (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) de 2021.

ℹ️ Confira a lista dos projetos selecionados do Edital de Matemática

Opções de formação
Aos profissionais de educação interessados em conhecer o “Mentalidades Matemáticas”, a Escola Fundação Itaú oferece quatro cursos sobre o tema. As formações são gratuitas, certificadas e apresentam elementos teóricos e práticos sobre como aplicar a abordagem na escola.

Conhecendo as Mentalidades Matemáticas
Carga-horária: duas horas
Objetivo: apresentar a matemática na sala de aula de forma criativa, despertando  a curiosidade e o interesse dos estudantes.


Mentalidades Matemáticas na sala de aula
Carga-horária: 16 horas
Objetivo: aplicar os princípios da abordagem “Mentalidades Matemáticas” na sala de aula para possibilitar uma aprendizagem aberta, visual e criativa.


Pensando Matematicamente
Carga-horária: dez horas
Objetivo: aprofundar o tema das “Mentalidades Matemáticas”, aprimorando as práticas de ensino e aprendizagem da disciplina.


Tecnologia educacional – Curso de férias Mentalidades Matemáticas
Carga-horária: 40 horas
Objetivo: organizar e desenvolver de forma autônoma o “Curso de Férias Mentalidades Matemáticas”, com o intuito de potencializar a aprendizagem matemática em altos níveis para estudantes brasileiros em diferentes contextos.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.