Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Cursos apoiam professores no uso de arte na escola

Redes de ensino utilizaram as formações da Escola Fundação Itaú como referência para capacitação dos docentes


Para reaquecer o retorno às aulas, a Escola Fundação Itaú apresenta seis cursos voltados para professores que desejam integrar a arte em suas práticas pedagógicas, utilizando elementos como fotografia, música, literatura, entre outros. Os conteúdos são gratuitos, autoformativos, certificados e contam com duração de cerca de dez horas.

Metade dos cursos foi utilizada para capacitar professores da rede municipal do Rio de Janeiro, por meio de um programa realizado pela prefeitura com a Fundação Itaú. Além da formação, os docentes envolvidos também planejaram projetos pedagógicos que serão aplicados em sala de aula ao longo de 2025.

ℹ️ Escola municipal de Fortaleza promove experiências de arte-educação

Além de contribuir com o desenvolvimento do estudante, o consumo de cultura também pode facilitar sua futura colocação profissional. Segundo a meta-análise “Artes e Esportes: Relação com desenvolvimento humano integral”, a arte estimula habilidades essencialmente humanas, que serão mais valorizadas com a crescente inovação tecnológica e as novas formas de trabalho.

ℹ️ Arte contribui para a inclusão de estudantes com deficiência na escola

Conheça os cursos disponíveis da Escola Fundação Itaú

Percurso nas artes para professores: a fotografia na sala de aula
Conteúdo: explora diferentes campos da fotografia e propõe formas de aplicá-la em sala de aula, conectando com as disciplinas do currículo escolar.
Carga-horária: dez horas


Percurso nas artes para professores: literatura na sala de aula
Conteúdo: estimula uma reflexão sobre a literatura por meio de uma perspectiva artística e social. Capacita professores a utilizar a linguagem literária como forma de aproximar os alunos dessa expressão artística, além de incentivar debates sobre o tema.
Carga-horária: dez horas


Percurso nas artes para professores: a música e seus desdobramentos
Conteúdo: reflete sobre como a música pode influenciar o ambiente escolar, incentivando os docentes a explorarem novas formas de perceber essa linguagem, como associar sons contemporâneos aos do passado, e a usar o corpo e os objetos do cotidiano para criar música.
Carga-horária: dez horas


Percurso nas artes para professores: arte-educação como prática emancipatória
Conteúdo: apresenta diferentes manifestações artísticas da hegemônica ocidental, com  destaque para as africanas, afro-brasileiras e ameríndias.
Carga-horária: dez horas


Percurso nas artes para professores: as artes do corpo como metodologia
Conteúdo: mostra os processos de criação na dança e no teatro com o foco no uso de ferramentas cênicas para a sala de aula, estimulando a expressão corporal para um fazer artístico criativo.
Carga-horária: 12 horas


Percurso nas artes para professores: arte e ciência
Conteúdo: capacita o cursista a reconhecer as intersecções entre arte e ciência ao longo da história e nos diferentes movimentos artísticos, de modo a desenvolver a habilidade de relacionar imagens científicas e arte.
Carga-horária: dez horas

Importância da Escola
A 4ª edição da pesquisa “Hábitos Culturais”, realizada pela Fundação Itaú, revelou que a escola é o quarto ambiente onde mais se praticam manifestações artísticas, com 41% das respostas. Em regiões mais vulneráveis, como a Norte, a instituição de ensino assume ainda mais relevância, alcançando 60%.

Escola Fundação Itaú
A Escola Fundação Itaú, plataforma que congrega mais de 120 cursos sobre educação, arte e cultura, é destinada a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos são gratuitos, oferecem certificação e modalidades autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. As inscrições são feitas no site: fundacaoitau.org.br/escola.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.