Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Professores são determinantes para a formação de leitores, diz estudo

Dados da pesquisa Retratos da Leitura revelam que crianças e jovens de cinco a 17 anos são quem mais consomem livros


O Dia do Leitor, celebrado em 7 de janeiro, é uma data criada para estimular a prática literária entre os brasileiros. De acordo com os dados da última pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com a Fundação Itaú, as crianças e os adolescentes são os mais leitores, com destaque para o papel das mães e dos professores enquanto principais figuras que influenciam o gosto pela literatura, com 14% e 11% das menções, respectivamente.

Quando questionados sobre a origem do interesse pela literatura, 46% dos leitores responderam que o hábito de ler foi despertado pela escola ou por um docente, ficando atrás apenas da influência de filmes baseados em livros, com 47%. Amigos e mães também aparecem como figuras importantes na sua formação, representando 38% e 29%, respectivamente.

ℹ️ Conheça a série “Lugar de Livros”, realizada pela TV Cultura com apoio do Itaú Social

Apesar desse estímulo na infância à literatura, o Brasil perdeu quase sete milhões de leitores nos últimos quatro anos. Em razão desse cenário, a Escola Fundação Itaú listou quatro cursos que são alternativas para famílias e educadores promoverem o hábito de ler entre crianças e adolescentes.

Leitura para bebês: desenvolvido em parceria com a Nova Escola, o curso tem duração de dez horas e visa incluir os recém-nascidos no universo literário a partir da mediação de leitura. A formação oferece práticas que estimulam as interações de bebês e crianças com os livros, além de planejar e conduzir situações de leitura em voz alta;


Infâncias e leituras: a formação foi realizada em conjunto com o Laboratório Emília de Formação. Tem carga horária de 20 horas e incentiva as práticas de leituras do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância;


Mediação de leitura para juventude: o conteúdo aborda o protagonismo e pensamento crítico, ações para literatura, plataformas de leitura, biblioteca para jovens, cidadania e construção de identidades por meio da literatura e a mediação de leitura. A formação tem duração de dez horas e parceria do Laboratório Emília de Formação.


Círculos de Leitura: um espaço de troca e conexão: o curso apresenta uma metodologia que apoia o trabalho de mediação de leitura e fortalece o protagonismo juvenil. Com dez horas de duração, a abordagem foi desenvolvida em parceria com o Instituto Fernand Braudel para ser realizada com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

ℹ️ Estudo mostra que a prática da leitura contribui com o processo de aprendizagem

Escola Fundação Itaú
As formações pertencem à Escola Fundação Itaú, plataforma que congrega mais de 120 cursos sobre  educação, arte e cultura, destinados a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos são gratuitos, com certificação e oferecem modalidades autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. Para acessar, basta se inscrever no site: fundacaoitau.org.br/escola.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.