Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Cursos oferecem estratégias para avaliação do desempenho de alunos neste fim de ano

A reta final escolar é marcada por avaliações em que professores analisam a aprendizagem dos estudantes ao longo do ano letivo


Às vésperas das férias escolares, professores se dedicam a avaliar como foi o desempenho escolar de suas turmas durante o ano letivo. Neste período decisivo para a trajetória dos estudantes, o Itaú Social destaca dois cursos que auxiliam os docentes a analisar as múltiplas formas de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Um desempenho negativo do estudante ao longo do ano pode interromper sua trajetória escolar, portanto, a análise cuidadosa por parte dos professores é fundamental. Nesse contexto, o curso “Avaliação Formativa na Prática” oferece estratégias de avaliação que consideram a diversidade, a complexidade, as necessidades curriculares e as expectativas de aprendizagem de cada aluno.

ℹ️ Desafios da trajetória escolar se acentuam nos Anos Finais do Fundamental

A formação propõe uma abordagem que vai além das notas e classificações, focando no progresso individual de cada criança e adolescente e contemplando todas as suas dimensões de desenvolvimento (afetiva, emocional, organizacional e cognitiva). Os docentes também aprenderão a elaborar estratégias que tornem o processo de aprendizagem mais colaborativo, permitindo que os alunos contribuam para o desenvolvimento de seus colegas. 

Na Educação Infantil, a avaliação também é essencial para orientar o trabalho dos novos professores na etapa seguinte. Para essa etapa, os docentes e gestores escolares têm à disposição o curso “Avaliação da qualidade na Educação Infantil”, que apresenta a EAPI (Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagens dedicados à Primeira Infância).

ℹ️ Itaú Social compartilha experiências bem sucedidas de avaliação na educação básica em evento global

A metodologia EAPI é uma das abordagens utilizadas para avaliar o desempenho das crianças, levando em consideração a natureza multidimensional do seu desenvolvimento.  São observadas práticas como mediação de leitura, brincadeiras livres, narração de histórias, entre outras.

A pesquisa que originou o curso mostrou que 92% das turmas contam com possibilidades de aprendizagens por meio de práticas como conversar, narrar, argumentar e brincar. A formação também oferece diversas ferramentas que possiblitam simulações de vivência, além do planejamento de uma avaliação para creches e pré-escolas.

ℹ️ Monitoramento e avaliação contribuem para melhorar programas públicos

O curso “Avaliação Formativa na Prática” possui 20 horas de duração, já o “Avaliação da qualidade na Educação Infantil”, tem 30 horas e foi produzido em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Ambos são oferecidos gratuitamente pela Escola Fundação Itaú.

Escola Fundação Itaú
As formações pertencem à Escola Fundação Itaú, plataforma que congrega mais de 120 cursos sobre  educação, arte e cultura, destinados a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos são gratuitos, com certificação e oferecem modalidades autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. Para acessar, basta se inscrever no site: fundacaoitau.org.br/escola.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.