Está disponível o curso “Estratégias Socioemocionais para as Infâncias”, uma parceria entre Fundação Itaú e especialistas do Easel Lab (Ecological Approaches to Social Emotional Learning), da Faculdade de Educação de Harvard, nos Estados Unidos, com colaboração de educadores brasileiros. Interessados podem acessar o conteúdo pelo site Escola Fundação Itaú e também no AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação).
A formação oferece aos professores e educadores uma compreensão profunda dos conceitos centrais das habilidades socioemocionais e da metodologia SEL Kernels (do inglês Social-Emotional Learning / aprendizagem socioemocional). A abordagem foi desenvolvida pelo Easel Lab e representa um conjunto de atividades, jogos e rotinas que pode ser aplicado em diversos contextos, como no processo de aprendizagem infantil.
A metodologia já foi implementada em diferentes municípios e estados do Brasil, além de países como Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, Estônia, Líbano, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Uganda e Ucrânia. O nome do programa varia conforme o contexto local. Em Paraty (RJ), por exemplo, é chamado de “Sementes”, enquanto nos estados do Rio de Janeiro e Amazonas são conhecidos como “BASE” e “Caroço”, respectivamente.
ℹ️ Importância da colaboração entre estudantes no combate ao sofrimento emocional
A formação on-line adapta, especialmente, as características do projeto amazonense, que capacitou professores e profissionais da educação para práticas pedagógicas aplicáveis à realidade brasileira. O conteúdo está organizado em dois cursos: o primeiro, já disponível, oferece uma introdução sobre o tema; e o segundo, que será lançado no início de 2025, se aprofundará em aprendizagem socioemocional e nos SEL Kernels.
Escola Fundação Itaú
As formações pertencem à Escola Fundação Itaú, plataforma que congrega mais de 120 cursos sobre educação, arte e cultura, destinados a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos são gratuitos, com certificação e oferecem modalidades autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. As inscrições são feitas no site: fundacaoitau.org.br/escola.