Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Estratégia de apoio à transição escolar contribui para elevar Ideb

Municípios de Alagoas e da Bahia promovem iniciativas para garantir a permanência e a aprendizagem dos alunos nos Anos Finais do Ensino Fundamental


A transição dos Anos Iniciais para Finais do Ensino Fundamental, do 5º para o 6º ano, é uma fase crítica na trajetória escolar dos estudantes. De acordo com o último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), essa foi a única etapa da educação básica a oscilar negativamente, saindo da nota 5.1, em 2021, para 5.0, em 2023. 

ℹ️ Itaú Social participa da criação do programa “Escola das Adolescências”

O Ideb é calculado com base no desempenho dos alunos nas avaliações de matemática e português juntamente com a taxa de aprovação. Portanto, municípios podem melhorar seu índice ao reduzir a evasão escolar, o que colabora com a trajetória regular da criança. Além disso, quando os estudantes passam mais tempo em sala de aula, têm mais oportunidades de aprendizagem.

Como resposta a esse cenário desafiador, o município de Pojuca (BA) tem se dedicado a dar mais atenção aos Anos Finais do Ensino Fundamental. A iniciativa implementou oito estratégias para tornar a passagem de ano mais acolhedora, o que ficou conhecido como MAT (Modelo de Apoio à Transição).

ℹ️ Nota técnica do Itaú Social sobre a qualidade dos Anos Finais do Ensino Fundamental

As medidas contribuíram para aumentar a taxa de aprovação no município do 5º para o  6º ano do Ensino Fundamental, subindo de 71,6%, em 2017, para 89,6%, em 2023, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O crescimento foi maior do que o registrado no estado da Bahia, que saiu de 74,4% para 86,6%.

Teotônio Vilela (AL) também iniciou esforços especiais a partir de 2013 com a criação do Conisul (Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas), que reúne 17 cidades. Esse movimento resultou em uma significativa melhoria no Ideb, saltando de 2,7 para 7,3 em 2023, por meio de práticas pedagógicas que minimizaram os impactos da transição escolar.

ℹ️ Rede intermunicipal eleva nota no Ideb de cidades alagoanas

Outras iniciativas promovidas em Teotônio Vilela incluem o projeto laboratório de aprendizagem, focado em atender alunos com déficit acentuado de aprendizagem, e o estímulo ao envolvimento da comunidade escolar na rotina pedagógica.

Iniciativas semelhantes foram adotadas em Jequiá da Praia e União dos Palmares, também em Alagoas, onde a nota do Ideb cresceu de 2,8 para 6,4, e de 3,1 para 7,8, respectivamente. 

As experiências desses locais motivou a Secretaria Estadual de Alagoas, com apoio do Itaú Social e da Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação), a realizar uma série de formações para gestores e professores. A capacitação finalizou em abril de 2024 e contou com a participação de representantes de 88 cidades do estado.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.