Professores de Língua Portuguesa podem se inscrever no curso “A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal”, do programa Escrevendo o Futuro. A abordagem incentiva os docentes a utilizarem a experiência de vida dos estudantes dentro do método de aperfeiçoamento para a produção de texto.
ℹ️ Polo oferece curso gratuito para docente em Língua Portuguesa
O objetivo é contribuir na elaboração de atividades pedagógicas, envolvendo leitura e escrita. O currículo oferecido pelo Escrevendo o Futuro foi planejado a partir das orientações para o ensino do componente de Língua Portuguesa da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), dialogando com as práticas de linguagem: oralidade, leitura, escuta, produção de texto e análise linguística.
No dia 24 de abril, a plataforma também abrirá inscrições para o curso “O processo de escrita: nos passos do miniconto”. A proposta é estimular o desenvolvimento de minicontos, da leitura e da encenação das obras literárias. Destaca ainda a produção de texto como uma importante forma de expressão e de aprendizagem dos estudantes.
Os conteúdos são autoformativos, ou seja, sem a mediação de um tutor, em formato livre para que o cursista escolha seu dia e horário de estudo. A plataforma oferece oportunidades de interação e trocas de experiências entre participantes por meio de salas virtuais.
Desafio da Língua Portuguesa
Junto com a Matemática, o ensino da Língua Portuguesa é um dos mais desafiadores para os professores. De acordo com os dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) de 2022, metade dos estudantes brasileiros (50%) tem baixo desempenho em leitura, quase o dobro da média global da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que registra 26%.
O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2019 mostra que a dificuldade de aprendizagem em Língua Portuguesa se agrava nos Anos Finais do Ensino Fundamental (período do 6º ao 9º ano). Enquanto no 5º ano a taxa de estudantes com conhecimento apropriado é de 51%, no último ano dessa etapa o índice cai para 35%. A média é quase a mesma da registrada no Ensino Médio, em que apenas três em cada dez alunos (31%) concluíram com o domínio satisfatório em produção textual.
Sobre os cursos
A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal
Carga horária: 30 horas
Inscrição: até o dia 02 de setembro
O processo de escrita: nos passos do miniconto
Carga horária: 30 horas
Inscrição: de 24 de abril até o dia 02 de setembro