Na próxima quarta-feira (20) ocorrerá o “Ato em Defesa da Permanência Escolar: Indicador de Trajetórias na Educação Básica”, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento é organizado pela FPME (Frente Parlamentar Mista da Educação), com início agendado para às 14 horas.
O ato reunirá parlamentares, especialistas e interessados, que terão a oportunidade de debater aspectos que impactam diretamente a qualidade da educação, sob o enfoque da garantia do direito ao ensino e das trajetórias escolares interrompidas, quando ocorrem intercorrências como abandono, evasão ou reprovação.
Estarão presentes Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social; Anna Montini, gerente do Observatório da Fundação Itaú e Esmeralda Macana, coordenadora do Observatório da Fundação Itaú. Entre as autoridades políticas confirmadas estão o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB-AL); a deputada federal e professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP); a deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) e a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA).
Trajetórias Escolares
No mesmo dia ocorrerá o lançamento do estudo “A permanência escolar importa: Indicador de Trajetórias Educacionais“, realizado de maneira inédita pela Fundação Itaú, em parceria com os pesquisadores Chico Soares, Izabel Costa da Fonseca, Clarissa Guimarães e Maria Teresa Gonzaga Alves.
ℹ️ Trajetória de ensino regular é uma das prioridades da comunidade escolar
O estudo foi construído a partir de dados do Banco Longitudinal do Censo Escolar, permitindo analisar a população nascida entre 2000 e 2005 (hoje na faixa etária entre 19 e 24 anos), acompanhada no intervalo de doze anos (2007 a 2019). Essa proposta de análise é uma possibilidade de apresentar o conjunto das trajetórias ao longo de toda a vida escolar do estudante, indo além do diagnóstico do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que retrata o cenário a cada dois anos, ou mesmo do Censo Escolar, realizado anualmente.
Sobre a FPME
Formada em abril de 2019, a FPME é composta por 312 deputados federais e 42 senadores. É destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, a discussão e o aprimoramento da legislação brasileira e de políticas públicas nacionais em torno de uma Educação Básica de qualidade para as crianças, jovens e adultos.