Na última sexta-feira (15) foi celebrado o Dia da Escola, data em que professores, alunos, famílias e a comunidade local reforçam a ligação e o intercâmbio da instituição com a sociedade. Estudo mostra que o envolvimento da comunidade torna o ambiente escolar ainda mais potente.
A importância desse momento de convergência é confirmada pela 10ª edição da pesquisa “Educação na Perspectiva dos Estudantes e seus Familiares”, do Itaú Social e Fundação Lemann, que mostra que 87% dos responsáveis pelos alunos manifestam interesse em participar das ações promovidas pela escola e compareceram em, ao menos, uma dessas atividades. Essa relação também se estende ao ambiente familiar, onde 59% de mães e pais afirmam manter conversas diárias com seus filhos sobre temas escolares.
O estudo revela ainda um olhar benéfico dos alunos em relação ao ambiente escolar. A maioria dos estudantes respondeu que gosta de frequentá-lo (88%), tem interesse no conteúdo ensinado (92%), sente-se valorizada e reconhecida (80%) e enxerga os professores como exemplo positivo (87%).
“Um bom clima escolar acontece quando a instituição funciona como uma comunidade coesa. Onde existam comissões que envolvem a participação e a escuta na resolução dos problemas”, conta Telma Vinha, professora da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
ℹ️ Professora Telma comenta a importância dos laços da escola com a comunidade
Grupos semelhantes a esse mencionado por Telma já existem em algumas escolas, como mostra o estudo. Em média, 36% dos responsáveis pelos alunos declaram participar das comissões educativas para compartilhar experiências e ideias que contribuam com a aprendizagem dos estudantes. As famílias com INSE (Índice de Nível Socioeconômico) baixo são as que mais frequentam esses espaços, presentes em 42% das reuniões. Já as mães e os pais com melhores condições econômicas representam 33%.
Olhar do professor
A respeito do mesmo tema, a Pesquisa de Opinião com Professores, realizada pelo Itaú Social e Todos Pela Educação, identificou uma predominância de docentes (92%) interessados em colaborar mais na elaboração de políticas e programas educacionais de suas redes de ensino. O alto índice apontado pelo estudo reforça o compromisso dos educadores com a escola, suas carreiras e a aprendizagem dos estudantes.
De acordo com a pesquisa, apesar do envolvimento com a comunidade escolar, apenas 7% dos professores se sentem tão reconhecidos quanto médicos, engenheiros ou advogados. O dado leva em consideração fatores como remuneração, posição ocupada e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Mesmo diante desse cenário, oito em cada dez entrevistados concordam que, se pudessem decidir novamente, ainda escolheriam ser professores. Além disso, 91% concordam que a maior satisfação da profissão é a percepção de que os alunos estão aprendendo.
Formação
O convívio escolar é tema de três cursos oferecidos pelo Polo, ambiente de formação do Itaú Social. Os conteúdos são gratuitos, certificados e destinados aos gestores e técnicos de ensino. Eles apresentam recomendações sobre como estimular a participação de mães e pais na escola.
Serviço
Curso: Acolhimento e Clima Escolar
Carga horária: quatro horas
Inscrição: link para cadastro
Curso: Convivência: planejamento e ações
Carga horária: quatro horas
Inscrição: link para cadastro
Curso: Tecnologia Educacional – Fortalecimento da relação escola, família e comunidade
Carga horária: 20 horas
Inscrição: link para cadastro