Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Volta às aulas: pesquisa mostra que maior interação entre famílias e escolas melhora desempenho dos estudantes

Oito em cada dez redes de ensino estimulam a participação dos pais no cotidiano escolar em benefício do desenvolvimento dos alunos e redução da evasão


Nesta semana, que marca a volta às aulas na maioria das instituições de ensino, as escolas se preparam para receber também as famílias dos estudantes. O objetivo é estreitar o vínculo com os pais em benefício do desempenho dos alunos. Segundo a pesquisa “Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas Redes Municipais de Ensino”, realizada pelo Itaú Social em parceria com a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), 98,9% das instituições promovem ações direcionadas a essa integração educacional.

ℹ️ Polo oferece curso sobre planejamento para incentivar maior envolvimento das famílias com escola

A interação entre as famílias e a escola, geralmente, ocorre com alguma dificuldade (57,1%) ou com muita dificuldade (13,9%), conforme o estudo. Apesar desse esforço, as redes municipais destacam que a falta de envolvimento da comunidade é o segundo maior desafio da gestão escolar, respondido por 74,1% dos participantes da pesquisa, ficando atrás apenas da adversidade em lidar com a saúde mental de alunos e docentes (75,2%).

O estudo do Itaú Social e Undime revela também que 68% das Redes Municipais de Ensino identificaram a participação das famílias e da comunidade local, total ou parcialmente, na construção e revisão do currículo escolar. 

Melhor desempenho
O objetivo de aumentar o engajamento da família com o cotidiano da escola é uma maneira de melhorar a aprendizagem dos estudantes. Conforme o estudo “Pesquisas sobre Relação Família Escola”, oito em cada dez redes de ensino (85% estaduais e 75% municipais) constataram que esse vínculo melhora o desempenho do aluno. 

A pesquisa também apresenta motivos para que a interação fique acima do esperado, na opinião dos profissionais de educação: 

  • 28% oferta de atividades e/ou eventos para participação das famílias;
  • 22% comportamento das famílias, motivados por preocupação ou por reconhecer a importância da escola;
  • 20% realizações de reuniões periódicas para conscientização da importância da presença da família nas atividades;
  • 17% execução de projetos e atividades inclusivas que incentivam a participação das famílias;
  • 13% reconhecimento da boa administração/gestão escolar por parte das famílias.

Outro resultado que chama atenção no estudo é que a interação é importante para combater o abandono escolar. Para 80% das redes estaduais e 85% das municipais, o vínculo da família com a escola aumenta a frequência do estudante, diminui a evasão escolar (75% e 79%, respectivamente) e eleva o número de matrículas (75% e 70%, respectivamente).

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.