Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Dia da Alfabetização: esforços para iniciar o letramento começam na primeira infância

Programa Melhoria da Educação oferece Tecnologia Educacional para auxiliar gestores de ensino e professores na aproximação da cultura escrita na Educação Infantil


Ao ingressar no Ensino Fundamental, a criança tem até o segundo ano para se alfabetizar e seguir de maneira natural sua trajetória escolar. No entanto, mais de 56% dos estudantes não são alfabetizados na idade esperada, apenas 43% deles atingem níveis adequados de letramento, segundo dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2021.

Em razão desse desafio histórico, que deve ser motivo de reflexão no Dia Nacional da Alfabetização, 14 de novembro, o Itaú Social destaca a Tecnologia Educacional “Experiências formativas em cultura escrita com crianças de quatro a seis anos”, oferecido pelo programa Melhoria da Educação.

ℹ️ Diagnóstico avalia qualidade da Educação Infantil no país

Segundo o secretário Municipal de Educação de Suzano (SP), Leandro Bassini, a Educação Infantil exerce grande relevância na alfabetização e durante toda a trajetória do estudante. Ele destaca que ambos os ciclos devem manter a harmonia entre os conteúdos pedagógicos, especialmente aqueles relacionados ao letramento, possibilitando uma transição mais acolhedora do aluno.

“Notamos que na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental rupturas são percebidas na forma de ensinar e organizar a escola. Isso pode marcar negativamente a experiência da criança. Investimos para criar processos harmônicos e de valorização de cada momento do desenvolvimento”, diz.

ℹ️ Melhoria da Educação oferece Tecnologia Educacional para docente em Língua Portuguesa

O município de Suzano foi um dos que aplicaram a Tecnologia Educacional, oferecendo formações e acompanhamento pedagógico de professores e diretores do território. A metodologia foi criada pelo Instituto Avisa Lá e beneficiou 17 escolas da cidade, sendo adotada depois por toda a rede municipal de ensino.

O papel da pré-escola na descoberta do letramento também é valorizado pelos familiares dos estudantes, em que 86% acreditam que a atividade de leitura contribui muito durante o processo de alfabetização. Os dados são da 10ª onda da pesquisa Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias, realizada pelo Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Melhoria da Educação
Desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, o programa tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para crianças e adolescentes. Dispõe de uma biblioteca com 15 Tecnologias Educacionais, além de oferecer o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento para gestores avaliarem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.