No dia 5 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Língua Portuguesa, o idioma oficial do Brasil e muito praticado em sala de aula. Para contribuir com o trabalho dos docentes de ensinar o domínio das palavras, o programa Escrevendo o Futuro orienta que a aprendizagem ocorra na prática, ou seja, incentivando os estudantes a escreverem.
Segundo dados do último Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), três a cada dez estudantes (31%) concluem o Ensino Médio com o nível de aprendizagem adequado em Língua Portuguesa. A média é quase a mesma da apresentada nos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, registrando 35%.
Todas as formações são gratuitas, onlines, certificadas, destinadas a professores de língua portuguesa e com data limite para inscrição. Os conteúdos auxiliam na elaboração de atividades pedagógicas envolvendo leitura e escrita. Conheça as formações:
Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula
Objetivo: apoiar o trabalho de professores que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura.
Carga horária: 60 horas
Inscrição: até 20 de novembro
Nas tramas do texto
Objetivo: analisar produções escritas por jornalistas, escritores e estudantes. O curso reflete sobre questões relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de texto.
Carga horária: 60 horas
Inscrição: até 20 de novembro
A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal
Objetivo: incentivar professores a utilizarem a produção textual própria como método de ensino.
Carga horária: 30 horas
Inscrição: até o dia 04 de dezembro
O processo de escrita: nos passos do miniconto
Objetivo: orientar produções textuais por meio de minicontos, da leitura e da encenação das obras. A ideia é destacar a escrita como uma importante forma de expressão e de aprendizagem dos estudantes.
Carga horária: 30 horas
Inscrição: até o dia 04 de dezembro
Vale destacar que os conteúdos e abordagens foram planejados em consonância com as orientações para o ensino do componente de Língua Portuguesa da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
ℹ️ Polo oferece percursos que auxiliam na mediação de leitura e na alfabetização de crianças
Escrevendo o Futuro
O programa é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). A plataforma reúne cursos, jogos e materiais que apoiam o trabalho do professor de língua portuguesa.