

Por Vilhena Soares, Rede Galápagos, Brasília (DF)
Depoimento de Marcos de Oliveira Fraga,contador, estudante de história, professor de matemática para alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva, no Rio de Janeiro — e cursista do Polo
Alguns colegas da área de ensino me indicaram o Polo, ambiente de formação do Itaú Social que oferece um amplo leque de possibilidades com muitas opções bacanas para complementar o que já se estuda em sala. Resolvi testar. Escolhi o curso O Coordenador Pedagógico como Formador, e deu muito certo. O que aprendi com os professores me ajudou bastante no meu trabalho diário.
Consegui aplicar praticamente tudo nas lições que passo para meus estudantes, principalmente com o curso Geometria e o Letramento Matemático. Fiz até um grupo com colegas do colégio para repassar o que aprendi. Tem dado tudo muito certo. São dúvidas comuns de todos os professores, que conseguimos resolver com o conteúdo das aulas que acessei no Polo. Sempre recomendo para quem é da área e quer aprimorar seu trabalho diário, como eu.
Gostei especialmente da forma de apresentação do conteúdo, que desperta o interesse e facilita a compreensão. Tivemos vídeos, convidados para as aulas e diversas palestras. Nos fóruns, encontro lições muito instrutivas, sintéticas, que não demandam muito tempo, o que ajuda em nossa correria diária. Não adianta ter uma ferramenta como essa e não conseguir encaixá-la no cotidiano.
O curso de coordenador pedagógico tem quatro horas de duração e visa desenvolver estratégias de formação continuada que sejam adequadas à realidade, dando prioridade à participação ativa dos professores. As aulas também ajudam a preparar os docentes na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de forma coerente, reconhecendo a importância do coordenador nas demandas formativas do corpo docente e da comunidade escolar.
O curso Geometria e o Letramento Matemático tem 30 horas de formação e ajuda na aplicação dos conteúdos da matéria, como o uso de figuras bi e tridimensionais, além de conceitos básicos da área, como simetria e ângulos, além de auxiliar os professores a definir o senso espacial dos estudantes.
Estou cursando licenciatura em história e também dou aulas de matemática para alunos do ensino fundamental. Sou contador e atuei nessa área grande parte de minha vida. Sempre tive contato e paixão pela educação, mas só decidi lecionar mais velho. Foi uma grande mudança, mas me dei conta de que o melhor caminho a seguir era o ensino.
Na contabilidade adquirimos muito conhecimento, o que gosto bastante, mas essas lições ficam fechadas, no dia a dia não temos a chance de repassar o que aprendemos. Também senti necessidade de aprender e compartilhar temas importantes para a formação dos mais jovens, como geografia, matemática e história. É uma rotina puxada, mas vale muito a pena, porque gosto muito do que faço.
Ser professor é algo que me deixa satisfeito porque consigo dividir o que aprendi, mesmo não tendo tanto retorno financeiro. Não tem graça quando não conseguimos compartilhar — aprendizado é para compartilhar. Pode parecer demagogia falar isso, porém é a pura verdade. O profissional precisa estar animado com o que faz e dessa forma consegue ter um bom desempenho. Seria ótimo se todos pensassem assim, não só em relação ao ensino, mas em qualquer área que se deseje trabalhar, como na política, por exemplo.
Também fiz o curso Projeto Político-Pedagógico para Organizações da Sociedade Civil, que foca em diversos conceitos básicos, como o de educação integral e gestão democrática. Atualmente estou cursando o Jenipapos — Literatura de Autoria Indígena, que trata da forma como os saberes indígenas são repassados para as gerações seguintes, e como as tradições são mantidas. Assisto ainda às aulas do curso Ensino Híbrido na Prática para Docentes. Ele aborda o ensino remoto em emergências, como a pandemia de covid-19, e as adaptações e concessões necessárias para adequação dos docentes nesses cenários.
O conteúdo é muito interessante e enriquecedor, me prende a atenção. Continuo passeando pela lista de cursos oferecidos para ver quais dentre os que ainda não fiz podem me ajudar mais. É importante aprender sempre — e compartilhar.
Saiba mais
- Acesse formações práticas, certificadas e gratuitas
- O coordenador pedagógico como formador
- Geometria e o letramento matemático
- Jenipapos — Literatura de autoria indígena
- Ensino híbrido na prática para docentes