Estão abertas as inscrições para o curso “Avaliação da Qualidade na Educação Infantil”, desenvolvido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Itaú Social. A novidade destaca a importância da avaliação e possibilita que os participantes conheçam e planejem uma avaliação de ambientes disponíveis na Educação Infantil, formados pelas creches e pré-escolas.
Uma das propostas do curso é apresentar a EAPI (Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagens dedicados à Primeira Infância), instrumento que analisa a qualidade dos insumos e processos pedagógicos envolvidos na interação entre docentes e crianças.
A formação está disponível gratuitamente no Polo, ambiente de formação do Itaú Social. A produção do conteúdo teve como base uma pesquisa de mesmo nome, realizada em três mil turmas de creche e pré-escola em municípios das cinco regiões do país. Segundo o diagnóstico, 92% das turmas observadas contam com possibilidades de aprendizagens por meio de práticas como conversar, narrar, argumentar e brincar.
O curso é composto por quatro módulos:
- Compreender o propósito e o papel de uma avaliação da qualidade na Educação Infantil nas redes educacionais.
- Conhecer os princípios da Escala de Avaliação, sua forma de organização e seus instrumentos.
- Apropriar-se dos procedimentos de aplicação da Escala de Avaliação.
- Planejar as etapas que envolvem um processo avaliativo da qualidade da Educação Infantil na rede com base na Escala de Avaliação.
Ao final de cada módulo, o participante é convidado a realizar reflexões e práticas com foco no território em que atua.
A formação possui duração de 30 horas e contempla diversas ferramentas que possibilitam simulações de vivência, além do planejamento de uma avaliação para a Educação Infantil nos municípios. A formação é gratuita, on-line, autoformativa e voltada a secretários de educação, gestores escolares, coordenadores e professores.
Sobre o Polo
O Polo oferece mais de 60 cursos gratuitos e certificados sobre os temas mais desafiadores do campo da educação, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação. Também disponibiliza 260 arquivos com acesso aberto, entre artigos, infográficos, estudos, pesquisas e galerias.
Em agosto de 2022, recebeu a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.