O brincar é uma das experiências que estimula o desenvolvimento infantil, indicada pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Quando a atividade ocorre em companhia de um responsável, se torna uma oportunidade de estreitar os laços entre a criança e sua família. Neste Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, o Itaú Social separou algumas opções.
A pesquisa “Nô bá brinca, vamos brincar, ahi tlhangui?”, coordenada pela pesquisadora Mighian Danae, deu luz aos conteúdos “Brincar e descolonizar: educar para a equidade” e Catálogo de Jogos e Brincadeiras Africanas e Afro-brasileiras. O estudo foi realizado em escolas quilombolas e com moradores do Recôncavo Baiano e contou com o apoio do Itaú Social, por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica,
ℹ️ Jogos e brincadeiras são consideradas na educação integral
As publicações são gratuitas e possuem mais de 100 jogos e brincadeiras, todas elas inspiradas em tradições brasileiras e de seis países do continente africano. As atividades listadas também são acompanhadas por uma justificativa no contexto pedagógico, considerando os objetivos e os recursos necessários para sua reprodução com a turma de estudantes.
A importância dos jogos e das práticas esportivas no desenvolvimento infantil é um dos destaques da pesquisa Artes e Esportes: Relação com desenvolvimento humano integral, realizada pelo Itaú Social. O levantamento mostra alguns benefícios que contribuem para a função motora, cognitiva e incentivam o protagonismo da criança.
Em casa
Caso a opção seja curtir o feriado dentro de casa, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) Educação oferecem a cartilha “Brincadeira em Família”. A publicação traz 25 atividades tradicionais brasileiras para que adultos e crianças brinquem juntos.
Tecnologia
O programa Escrevendo o Futuro disponibiliza gratuitamente para download os jogos “Jogo Ponto de Vista” e “Questões polêmicas do Brasil”. Ambos têm o objetivo de estimular a escrita e a argumentação dos participantes sobre assuntos presentes no cotidiano, além de promover o entretenimento da criança e do adolescente.