Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

História do geógrafo Milton Santos é retratada em novo curso do Polo

Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais de educação podem acessar gratuitamente as ideias do intelectual e enriquecer práticas pedagógicas


Já está disponível no Polo, ambiente de formação do Itaú Social, o curso: “Milton Santos: cidadão do mundo e geógrafo das quebradas”, que detalha a trajetória do brasileiro, considerado um dos mais importantes intelectuais do século XX e responsável pela renovação da geografia no país a partir da década de 1970. A formação é destinada a todos que se interessam pelo pensamento de Santos, com foco em gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais de educação.

Entre os objetivos do curso ressaltam-se o compartilhamento da trajetória de Milton Santos e a apresentação dos principais conceitos desenvolvidos por ele em sua perspectiva teórica. Por ser uma formação 100% on-line, gratuita e autoformativa, participantes de diferentes localidades e realidades podem ter acesso ao conhecimento e às ideias do renomado geógrafo, recebendo novos subsídios para enriquecer as práticas pedagógicas em sala de aula.

A formação  abrange cinco módulos temáticos: a trajetória socioespacial de Milton Santos; o espaço geográfico como objeto de estudo da Geografia; os circuitos espaciais da economia; o conceito de cidadania, os direitos territoriais e os direitos culturais; e a globalização a partir do pensamento miltoniano.

ℹ️ Inscreva-se no curso “Milton Santos: cidadão do mundo e geógrafo das quebradas”

O conteúdo foi desenvolvido por Billy Malachias, geógrafo, educador e ativista social. Malachias também foi aluno de Santos, além de pós-graduado em geografia humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), pesquisador acadêmico do Laboratório de Geografia Política (Geopo/USP) e do Centro de Estudos Periféricos do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente, é coordenador do Prêmio Educar, realizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert).

ℹ️ Milton Santos é homenageado em mostra no Itaú Cultural, em São Paulo

O lançamento do curso também representou a abertura da Ocupação Milton Santos. A exposição exibe mais de 150 peças, entre fotos, vídeos, livros e textos de autoria do intelectual. Revela ainda a construção do seu pensamento que, mesmo após 22 anos de sua morte, circula para além das universidades, impactando e influenciando todo o país e alimentando novos intelectuais, artistas e ativistas, em especial nas periferias. 

Sob a curadoria, concepção e realização do Itaú Cultural, com consultoria de Flávia Grimm e Manoel Lemes e projeto expográfico de Francine Moura e Davi Brischi, a ocupação estará disponível até o dia 8 de outubro em São Paulo. 

Milton Santos: cidadão do mundo e geógrafo das quebradas
Modalidade: Gratuito, On-line e Autoformativo 
Carga-horária: 10 horas
Público: Outros, Gestores escolares, Professores
Certificado: Sim
Classificação: Livre


Ocupação Milton Santos
Período
: até 8 de outubro
Visitação: de terça-feira a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada: gratuita
Mais informações: acesse o site: www.itaucultural.org.br

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.