Profissionais de comunicação têm até hoje (07) para inscrever propostas de reportagens para a 5ª edição do edital de Jornalismo de Educação. Serão selecionados seis projetos, que receberão uma bolsa de R$ 8 mil para produzir matérias especiais sobre educação. As inscrições devem ser feitas no site do Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação).
Para as iniciativas selecionadas, o edital vai oferecer mais R$ 2 mil para despesas adicionais para a realização de pauta, como deslocamento, contratação de designers, fotógrafos e programadores de dados. Esses valores precisam ser indicados já no momento da inscrição.
Os interessados devem apresentar uma carta de anuência do veículo de imprensa que responsabilizará pela publicação da reportagem. Serão considerados até dois jornalistas por projetos inscritos. O profissional também poderá cadastrar mais de uma proposta no concurso, desde que trate de assuntos distintos.
As propostas incluem reportagens publicadas em veículos impressos, portais, sites, emissoras de rádio e TV ou plataformas de podcast. Não serão aceitas indicações direcionadas para blogs e publicações pessoais sem vinculação editorial.
O edital deste ano, em virtude dos episódios recentes de violência nas escolas, dará preferência a reportagens sobre temas relacionados às desigualdades educacionais e à cultura de paz. A prioridade na seleção não sugere a exclusão de outros possíveis temas inscritos.
Edições anteriores
Em quatro edições, o edital Jeduca já concedeu 30 bolsas para a produção de reportagens de jornalistas publicadas em veículos de abrangência regional e nacional. Foram recebidos 224 projetos, inscritos por profissionais de 24 estados.
Sobre o edital
O edital Jornalismo de Educação é uma realização do Jeduca em parceria com o Itaú Social. O concurso é dividido em duas categorias: “Jornalistas”, que apoia projetos de reportagens para veículos de imprensa, e “Estudantes”, voltada para a produção de trabalhos de conclusão de curso de ensino superior.
5º Edital Jeduca
Período de inscrição: até 07 de julho
Cadastro de propostas: devem ser feitas por jornalistas com carta de anuência do veículo de imprensa
Inscrição: plataforma de editais do Jeduca, no link jeduca.org.br/edital/
Resultado: 23 de agosto de 2023