Gestores públicos da área da educação e da cultura, bibliotecários, educadores e demais representantes da sociedade civil têm a oportunidade de participar do curso “Planos de Leitura em ação nos territórios”. A novidade está disponível no Polo, ambiente de formação do Itaú Social, e tem a proposta de orientar sobre os marcos legais do PNLL (Plano Nacional de Livro e Leitura), para implementação da política nos municípios.
A formação foi elaborada em parceria com a Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos) e explora o funcionamento do PNLL, criado para democratizar o acesso à leitura no país, envolvendo vários atores da sociedade civil, órgãos públicos, empresas, bibliotecas comunitárias e OSCs (organizações da sociedade civil).
Leitura contribui para ampliar repertório cultural da criança
O conteúdo também orienta sobre como acompanhar, iniciar ou dar continuidade ao plano de leitura a partir da realização de um diagnóstico no território. O curso possui 20 horas de duração e oferece certificado para quem completar todas as atividades.
Para os profissionais da educação, educadores de OSCs e familiares com interesse em inserir a criança no universo literário, a plataforma oferece o percurso Leitura e Escrita, que contém os cursos gratuitos Leitura para bebês, Infâncias e leituras, Mediação de leitura para juventudes e Mediação de literatura infantil digital, além de disponibilizar artigos, estudo sobre a prática da literatura no Brasil e vídeo com depoimentos de docentes e mediadores de leitura.
Política pública
A preocupação em democratizar a leitura já é nítida para muitos estados e municípios, e Mato Grosso é um exemplo desse cuidado. Por meio do apoio de sua secretaria da Cultura, Esporte e Lazer à Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso, foi criado o Curso Gestão Pública da Cultura, que tem em uma das disciplinas o módulo: “Implementação de Políticas Públicas Municipais para o Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca”. A formação reúne 567 estudantes da região, além de alunos de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Ceará.
Em virtude dos resultados do Leia com uma criança, que possui mais de uma década atuando pela democratização do acesso à literatura infantil no Brasil, a coordenadora de Engajamento Social e Leitura, Dianne Melo, foi convidada para participar do encontro virtual promovido pelo curso. O evento será dia 29 de novembro e servirá para apresentar a experiência do programa enquanto instrumento de distribuição de livros e formação de leitores e mediadores de leitura.
Reconhecimento
A campanha foi a primeira a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Seu objetivo é incentivar a prática do adulto para e com a criança, estimulando a imaginação, criatividade, empatia, análise crítica e entre outros benefícios.
Polo
O Polo foi lançado em 2019 e alcançou a marca de 150 mil usuários, entre gestoras e gestores de educação, docentes e representantes de organizações da sociedade civil. O objetivo da plataforma é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação.