Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Jenipapos é um dos destaques da Flip 2022

Mesa literária reunirá vários escritores que participaram do projeto e terá o lançamento do livro “Jenipapos: Diálogos Sobre Viver”


O Itaú Social, em parceria com a MINA Comunicação e Arte, lançará um livro coletivo “Jenipapos: Diálogos Sobre Viver” durante a 20ª Flip (Feira Literária Internacional de Paraty). O evento ocorrerá no sábado (26), a partir das 14 horas, na Casa da Cultura, localizada no Centro Histórico de Paraty (RJ). O novo título conta com 17 ensaios de mestres, escritores, profissionais indígenas e não indígenas. 

A ideia do livro surgiu a partir de conversas virtuais, em 2021, quando, com a consultoria do professor e escritor Daniel Munduruku, propusemos refletir sobre ações que valorizem a cultura ancestral indígena, com destaque para a educação e a literatura.

A obra conta com ensaios de Alik Wunder, Allan da Rosa, Beleni Grando, Bruno Kaingang, Conceição Evaristo, Cristine Takuá, Daniel Munduruku, Darlene Yaminalo Taukane, Dona Liça Pataxoop, Dona Vanda Pajé, Edson Kayapó, Eliane Potiguara, Isabella Rosado Nunes, Mauricio Negro, Trudruá Dorrico e Yaguarê Yamã.

O livro tem uma edição impressa limitada não comercializada. A obra digital terá acesso gratuito por meio do Instagram da MINA e do site do Itaú Social, a exemplo do livro “Escrevivência: a escrita de nós‘. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo”, também editado pela MINA, em 2020.

Além do lançamento, está na programação do Educativo da Flip uma roda de conversa para discutir os impactos da iniciativa na formação de novos leitores, especialmente entre os professores da educação básica. A mediação será da diretora da MINA Comunicação e Arte, Isabella Rosado Nunes, e do ilustrador, Maurício Negro.  

Estarão nesse bate-papo importantes nomes da literatura negra e indígena, que estiveram presentes nas oficinas realizadas pelo Jenipapos, como a Cristine Takuá e o Edson Kayapó, além da Conceição Evaristo, que participará de forma virtual. 

O projeto
Criado e coordenado por Isabella Rosado Nunes e Mauricio Negro, o Jenipapos destaca os saberes indígenas – com foco na literatura de autoria indígena, de origem ancestral e na oralidade tradicional -, produzida ou recontada pelos mais legítimos protagonistas, e que se projeta por diversas dimensões: educação, cultura, memória, natureza, meio ambiente, ética, entre outras.. 

Nascido durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19, o projeto Jenipapos nasceu durante a pandemia (2020) e, de modo virtual, a partir do projeto Memórias e Escrevivência de Conceição Evaristo (2018 a 2020), ambos uma realização do Itaú Social e da MINA.

As duas primeiras edições do projeto Jenipapos foram editadas em formato de curso:  Jenipapos – Literatura de Autoria Indígena (2020) e Jenipapos –  Redes de Saberes (2021), e estão disponíveis, gratuitamente, na plataforma Polo, ambiente de formação do Itaú Social.

Agende-se

Jenipapos na Flipinha
Quando: 26 de novembro, das 14 às 18 horas
Onde: Casa de Cultura de Paraty Mesa Literária – Rua Dona Geralda, 194 – Centro Histórico, Paraty (RJ)

Mesa literária: Jenipapos: Diálogos Sobre Viver

Período: das 14 às 16 horas

Celebrando o lançamento da obra literária de autoria coletiva Jenipapos: Diálogos Sobre Viver (cuja versão digital em PDF terá acesso gratuito), a mesa terá a presença das autoras e autores da obra coletiva. Conceição Evaristo (virtual), Cristine Takuá e Edson Kayapó, que abordarão os respectivos ensaios, e os organizadores da obra Isabella Rosado Nunes e Mauricio Negro. Ao final, haverá interação com o público e sorteio de exemplares. 

Roda de Conversa: Jenipapos: Quem conta, contagia

Período
: 16h30 às 18 horas

Com a integrante do Educativo Flip, Denise Col, a integrante do projeto Literatura e Diversidade/USP, Iracema Santos do Nascimento, a superintendente do Sesi (AP), Alyne Vieira, o coordenador de Cultura do Sesi (RJ), Antenor Oliveira, as representantes do Programa Sala de Leitura SME SP), Karla Queiroz e Luciene Cioffi, e a presença de Conceição Evaristo, Cristine Takuá, Edson Kayapó e Yaguarê Yamã.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.