Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Dia da Poesia: gênero é popular entre crianças e jovens

Estudantes que participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa tiveram suas vidas marcadas pela poesia


O Dia Nacional da Poesia é celebrado em 31 de outubro em homenagem ao escritor Carlos Drummond de Andrade. Ao longo do tempo, o gênero vem mudando e se adaptando aos novos tempos sendo praticada em praças públicas e na internet, mas preservando suas características socioemocionais.

Nas grandes metrópoles, é comum encontrar aglomerações de jovens declamando poesia em espaços conhecidos como slams. Outro fenômeno cultural que ocorre em todo o Brasil e também é bastante frequentado por crianças e adolescentes são os saraus, locais populares de manifestações artísticas.

Conheça os 20 vencedores da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Iniciativas como a Olimpíada de Língua Portuguesa, do programa Escrevendo o Futuro, torna a poesia ainda mais popular entre os estudantes por possuir uma categoria dedicada ao gênero. “Esse reconhecimento do concurso foi muito enriquecedor. Atualmente, eu não imagino minha vida sem a arte”, conta o estudante Davi Henrique, de 13 anos, um dos vencedores da 6º edição.

A relação do adolescente com a poesia vem desde muito novo, por meio da influência de sua família. Seu bisavô organizava rodas de cantoria na cidade e seus pais são cordelistas, tradição que o estudante deseja seguir. “Com certeza, quero lançar muitos livros. Porém, agora estou me aventurando pelos meios musicais”, conta.

A bacharela em Comunicação Social de Rádio e TV, Juliana Rocha, de 26 anos, lembra com carinho de sua participação na Olimpíada de Língua Portuguesa em 2006, quando foi uma das semifinalistas do concurso. A comunicadora conta que o gênero “continuou sendo muito frequente” em sua vida, contribuindo com sua carreira. “Pra mim, a poesia é o começo de tudo, é onde pego inspiração para realizar algum projeto profissional”.

“Eu tenho um caderninho com muitas poesias de minha autoria. Ele fica bem guardado comigo e, em alguns momentos, quando bate a inspiração ou quando eu não tenho com quem desabafar, eu o uso”, revela Rocha.

Livros digitais
O programa Leia com uma criança transformou em livros digitais, ganhando ilustrações que acompanham a leitura, quatro textos escritos por estudantes vencedores da 5ª e 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, realizados nos anos de 2016 e 2019. Todos eles estão disponíveis na Estante Digital, dividindo espaço com títulos dos autores Luis Fernando Verissimo, Adriana Falcão, Marcelo Rubens Paiva e os irmãos Grimm. Ao todo, são 14 livros disponíveis gratuitamente.

Curso do Polo explora benefícios da mediação de leitura infantil digital

Olimpíada de Língua Portuguesa
Criada em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de texto realizado a cada dois anos e que mobiliza estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Além da Poesia, a participação ocorre em outras quatro categorias: Memórias literárias; Crônica; Documentário e Artigo de opinião.

O concurso é uma iniciativa do programa Escrevendo o Futuro, do Itaú Social, e está sob coordenação técnica do Cenpec e com a parceria do MEC (Ministério da Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura. 

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.